Comissão vai receber educadores e PBH para debater autonomia das Umeis

Impactos das parcerias público-privadas na educação infantil também estarão em debate

terça-feira, 26 Setembro, 2017 - 17:15
UMEI Taquaril

Foto: Adão de Souza / PBH

As mudanças na gestão das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), que passarão a ter mais autonomia administrativa, conforme proposta da atual administração municipal, estarão em debate em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. A reunião, que foi proposta pelo vereador Pedro Patrus (PT), vai ocorrer nesta quinta-feira (28/9), às 10h, no Plenário Amynthas de Barros.

Atualmente, a direção de cada Umei fica a cargo do diretor da escola municipal à qual ela é vinculada. Em relação à autonomia proposta pela atual administração municipal, a comunidade escolar quer saber se haverá eleição para diretor de Umei e como será o processo de escolha dos coordenadores pedagógicos e do vice-diretor. Também será discutido se haverá diferenças na estrutura administrativa das unidades construídas por meio das parcerias público-privadas em relação àquelas construídas pelo modelo tradicional.

Requerente da audiência, o vereador Pedro Patrus (PT) defende a democratização das Umeis. A audiência pública, nesse sentido, será uma oportunidade de dar mais transparência ao processo de concessão de autonomia proposto pela PBH, abrindo portas para que a comunidade escolar e outros intereressados contribuam com o debate.

Entre os convidados estão representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Governo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH).