VISITA TÉCNICA

Obra de bacia de contenção no Bairro Tirol será visitada por vereadores

A atividade contará com a participação de representantes do poder público e é aberta à participação de qualquer cidadão interessado

segunda-feira, 27 Março, 2017 - 17:30

Foto: Portal PBH

O andamento e a atual situação das obras da bacia de contenção do Córrego Olaria, no Bairro Tirol, serão verificados nesta terça-feira (28/3) pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. A intervenção, cuja conclusão está atrasada, vem causando transtornos à população do entorno, que reclama de sujeira, acúmulo de entulho e de água parada, que transformaram o local em foco de mosquito transmissor de doenças e outros animais nocivos. A visita técnica, requerida pelo vereador integrante da comissão, Juliano Lopes (PTC), terá início às 15h30.

A exemplo da visita técnica realizada à bacia de contenção do Córrego Túnel/Camarões, no Barreiro, por solicitação do mesmo vereador, o objetivo da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana é fiscalizar as obras da bacia de contenção do Córrego Olaria, no Bairro Tirol, localizado na mesma regional. As intervenções, que fazem parte das ações de contenção de cheias e regulação de vazão da água das chuvas, encontram-se paralisadas. Para averiguar de perto a situação e cobrar da prefeitura a retomada das obras, a atividade reunirá vereadores, moradores e representantes da prefeitura no próprio local.

Riscos à saúde e segurança

De acordo com denúncias da população, a paralisação transformou os canteiros de obras em terreno fértil para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Além disso, a situação de abandono trouxe também outros riscos à saúde dos moradores com o aumento da população de baratas, ratos, escorpiões e outros animais nocivos à saúde humana, além de atrair e possibilitar o refúgio de bandidos e usuários de drogas nesses locais.

A visita técnica deverá contar com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura e da Administração da Regional Barreiro, Sudecap, Copasa e associações de moradores, e é aberta à participação de qualquer cidadão interessado.