PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA

Recomposição salarial dos servidores municipais é aprovada em primeiro turno

Texto garante recomposição de 3,78% retroativa a 1° de janeiro de 2020; e de em 3,30% a partir de 1° de dezembro desse ano

Aprovado projeto que concede exploração de mercados públicos à iniciativa privada

vista geral do plenário; vereadores ocupam seus lugares

Texto ainda vai tramitar em 2º turno; medida atinge distritais de Santa Tereza e Cruzeiro e Feira Coberta do Padre Eustáquio

PL que favorece carreira de guardas municipais é aprovado em 1º turno

Vereadores se revezaram ao microfone para questionar projetos e ações da prefeitura (Foto: divulgação CMBH)

Foi aprovado na reunião extraordinária desta quinta (29/10) PL que altera o Plano de Carreira da Guarda Municipal permitindo que servidores efetivos de classe especial possam ser nomeados para todos os cargos comissionados de 3° nível hierárquico da instituição, inclusive o de comandante. Em 2º turno, com apenas 12 votos favoráveis, ficou prejudicado PL que cria cargos na Fundação Mineira de Cultura; veto parcial do prefeito ao Plano Municipal para Humanização do Parto foi mantido.

Vinte e seis projetos de lei foram aprovados pelos vereadores

Vereadores limpam a pauta em plenária extraordinária nesta quinta. Foto: Bárbara Crepaldi

Na reunião plenária extraordinária desta quinta-feira (21/5), os vereadores apreciaram 26 projetos de lei, entre propostas de autoria parlamentar e do Executivo. Entre as medidas, concessão à iniciativa privada de exploração de estacionamentos subterrâneos e rotativos, implantação de edificações de uso residencial a empreendimentos associados ao Centro de Convenções da Operação Urbana Simplificada, prestação de contas nas regionais e nos bairros, presença de doulas nas maternidades e segurança em piscinas.

Vereadores apreciam 22 projetos vetados pelo Executivo

Com veto derrubado, inclusão de pessoas obesas e com sobrepeso na política de assistência social vai virar lei

Na reunião plenária extraordinária desta sexta (21/3), foram mantidos 21 vetos do Executivo a projetos de lei de autoria de vereadores. O único veto total derrubado foi ao PL 878/13, que altera a Lei 7.099. O texto inclui aos objetivos da política municipal de assistência social a habilitação e reabilitação de pessoas com sobrepeso e obesidade de graus I, II e III e sua integração à sociedade. A medida vai virar lei após promulgação pela Câmara de BH.