AUDIÊNCIA PÚBLICA

Situação do Córrego Lareira e atraso de obras serão debatidos na segunda

Moradores apontam descarte irregular de lixo e esgoto e falta de segurança no local e questionam andamento de intervenções da PBH

sexta-feira, 11 Abril, 2025 - 18:45
Rua de Belo Horizonte

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Mato alto, descarte irregular de esgoto e resíduos no curso d’água, falta de cercamento e queima de materiais são alguns dos transtornos enfrentados pelas famílias que vivem às margens do Córrego Lareira, no Bairro São João Batista, em Venda Nova. As obras anunciadas pela Prefeitura estariam atrasadas. Para dar voz aos moradores e obter informações sobre a situação, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana reunirá representantes da comunidade e dos órgãos responsáveis na segunda-feira (14/4), a partir das 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. O encontro, requerido por Loíde Gonçalves (MDB), é aberto ao público e pode ser acompanhado presencialmente ou ao vivo no portal ou canal da Câmara de BH no YouTube.

Problema antigo

No requerimento em que solicitou a realização da audiência pública, Loíde Gonçalves enumera as queixas e denúncias recentes dos moradores do entorno do Córrego Lareira, no trecho compreendido entre a Rua Bernardino Oliveira Pena e Rua Maria Antonina Alves. Segundo os relatos, o mato alto, o descarte irregular de esgoto e resíduos no curso d’água e a ausência de cercamento da área, que estaria sendo utilizada para a queima de fios e cabos furtados, põem em risco a segurança e a saúde da comunidade.

No início de 2024, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou à vereadora que a obra prevista para o local teve seu principal escopo concluído no prazo estabelecido. Porém, em audiência promovida por ela em março daquele ano, moradores relataram que negligências na execução da obra - que estava parada - danificaram encanamentos, causaram vazamentos de esgoto e obstruções do curso d’água. Além disso, serviços como instalação de gradis, plantio de grama e recapeamento não teriam sido realizados.

Na ocasião, Loíde sugeriu à Prefeitura a elaboração de projetos e ações emergenciais de drenagem, limpeza e desassoreamento do córrego. Um ano depois, diante da persistência dos problemas, a nova audiência pretende buscar esclarecimentos dos órgãos responsáveis sobre as intervenções planejadas, suas finalidades e estado atual das intervenções do Executivo.

Córrego urbano

O Córrego do Lareira, sub-bacia do Ribeirão do Nado, está localizado no bairro São João Batista, na Região de Venda Nova. A Mata do Lareira, próxima ao local, que abriga parte do córrego, foi oficialmente reconhecida no dia 21 de março como área de importância ecológica, cultural, paisagística e comunitária, o que reforça a necessidade de requalificação da área para a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades vizinhas.

Participantes

Para ouvir a comunidade e prestar esclarecimentos atualizados sobre suas dúvidas e demandas, foram convidados os secretários municipais de Governo; de Obras e Infraestrutura; de Saúde; e de Meio Ambiente; o superintendente da Sudecap; o comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte e o diretor de Operação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Superintendência de Comunicação Institucional