Encontro quer propor soluções efetivas para o saneamento básico em BH
Foram convidados especialistas e autoridades do Executivo; abastecimento de água e tratamento de esgoto estão na pauta

Foto: Karoline Barreto/CMBH
A Comissão de Saúde e Saneamento realizará, na próxima quarta-feira (16/04), audiência pública para debater a atual situação do saneamento básico em Belo Horizonte. Temas relacionados ao abastecimento de água, tratamento de esgoto, manejo de resíduos e drenagem urbana estão na pauta do encontro. A audiência foi solicitada por Uner Augusto (PL) e está prevista para as 13h, no Plenário Helvécio Arantes. Qualquer cidadão interessado pode acompanhar o evento presencialmente ou de maneira remota, ao vivo pelo portal e e canal da Câmara no YouTube.
Propostas inovadoras
Uner Augusto justifica a realização do debate devido à relação do saneamento com a saúde pública, qualidade de vida da população e desenvolvimento sustentável da cidade.
Para o parlamentar, a participação de cidadãos, autoridades e especialistas da área tornará possível identificar desafios, propor soluções efetivas para a melhoria do sistema e “trazer propostas inovadoras para a resolução de problemas já conhecidos pela população”, conforme aponta no requerimento da reunião.
Convidados
Para discutir o tema, são aguardados os titulares ou representantes das Secretarias Municipais de Saúde; de Governo; de Obras e Infraestrutura; e de Meio Ambiente; além de representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam).
Foram convidados também:
- Anderson do Carmo Diniz - subsecretário de Saneamento do Governo de Minas;
- Gilberto Henrique Horta de Carvalho - especialista em Meio Ambiente;
- Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto - ex-secretário de Meio Ambiente;
- Laura Mendes Serrano - diretora-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG);
- Luciano Luz Badini Martins - promotor de justiça de Defesa do Meio Ambiente de Minas Gerais;
- Paula Vilela - representante da Chart Industries Brasil.
Superintendência de Comunicação Institucional