Medalha reconhece personalidades que se destacaram em Belo Horizonte em 2024
Patrono desta edição é Tadeu Martins Leite, deputado estadual e presidente da ALMG, e o orador é Baleia Rossi, deputado federal
Foto: Rafaella Ribeiro/CMBH
A Câmara Municipal de Belo Horizonte irá reconhecer e comemorar o trabalho desenvolvido por pessoas e entidades em prol do bem público com a entrega do Grande Colar de Mérito Legislativo na próxima quinta-feira (12/12), às 19h, no Plenário Amintas de Barros. Ao todo, serão 50 homenageados, indicados pelos vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, formado pelos membros da Mesa Diretora e pelo corregedor da Câmara de BH. Entre eles, estão juízes, profissionais do esporte, artistas, professores, pastores, médicos, empresários e políticos de destaque para a cidade de Belo Horizonte. Confira a lista completa dos agraciados.
Maior honraria concedida pela Casa, o Grande Colar do Mérito Legislativo foi criado em 2003 pela Resolução 2.050 pela Mesa da Câmara, em substituição à Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal. Em 2015, foi atualizada pela Resolução 2079, também de autoria da Mesa Diretora.
Orador e patrono
Cada edição também conta com um patrono e um orador. O patrono desta edição é Tadeu Martins Leite (MDB), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, e o orador é Baleia Rossi (MDB), deputado federal.
Tadeu Martins Leite foi secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, em 2015, e está no quarto mandato de deputado estadual. Foi eleito, pela primeira vez, em 2010, aos 24 anos de idade, o mais jovem da história do estado na ocasião. Foi o 1º secretário da Assembleia, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, além de membro efetivo de outras comissões permanentes. Tadeuzinho, como é conhecido, se tornou presidente da ALMG para o biênio 2023-2024 e foi reeleito por unanimidade para 2025-2026.
Baleia Rossi é deputado federal por São Paulo e presidente nacional do MDB. Nascido em 1972, é graduado em Direito. Aos 20 anos, disputou uma cadeira de vereador em Ribeirão. Foi reeleito duas vezes. No período, também trabalhou como apresentador de programas de TV. Em 2002, elegeu-se deputado estadual. Em 2011, chegou ao comando do MDB em São Paulo. Após ser reeleito duas vezes para a Assembleia, decidiu, em 2014, concorrer a uma vaga de deputado federal. Entre 2016 e 2021 foi líder do MDB na Câmara. Em 2018, reelegeu-se deputado. Em 2022, foi reeleito para seu terceiro mandato como deputado federal.
Superintendência de Comunicação Institucional