DATA COMEMORATIVA

Lei cria data para celebrar casamento cristão e fidelidade conjugal

Dia Municipal da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico busca incentivar o diálogo sobre o fortalecimento dos vínculos familiares

terça-feira, 28 Outubro, 2025 - 11:45
noivo segura as mãos de noiva onde estão dois anéis de casamento

Foto: Freepik

Com a Lei 11.912, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no último sábado (25/10), Belo Horizonte passa a celebrar oficialmente, em 18 de maio, o Dia Municipal da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão. O texto, de autoria de Neném da Farmácia (Mobiliza), pretende promover a conscientização sobre a importância da fidelidade, da confiança e da união conjugal. Para o autor da proposição que deu origem à lei, além de celebrar uma prática significativa para grande parte da população da capital, a data também “contribui para o fortalecimento de uma cultura de respeito, responsabilidade e compromisso dentro da vida familiar”, refletindo diretamente no bem-estar social da cidade.

“Valores fundamentais”

De acordo com Neném da Farmácia, a nova lei tem como objetivo "promover reflexão sobre o papel essencial da união estável entre um homem e uma mulher", destacando os "benefícios sociais" dessa forma de relacionamento para a comunidade. Ao justificar o projeto, o parlamentar apontou a importância de "valores fundamentais que sustentam muitas famílias em nossa cidade”, e destacou que a fidelidade conjugal e o casamento monogâmico têm um "impacto significativo" no bem-estar dessas famílias.

“São pilares que, para grande parte da população, representam o alicerce de uma convivência saudável, estruturada e duradoura no contexto familiar. Esses princípios, amplamente reconhecidos e defendidos pela sociedade, têm um impacto significativo no bem-estar das famílias, promovendo a estabilidade emocional e a criação de filhos em um ambiente de respeito mútuo e compromisso”, disse Neném da Farmácia.

Ainda de acordo com o vereador, a norma também é uma forma de reconhecimento para as pessoas que optam por construir suas vidas baseadas no compromisso mútuo e na convivência respeitosa.

Superintendência de Comunicação Institucional