AUDIÊNCIA PÚBLICA

Coleta e tratamento de resíduos sólidos em BH em pauta na segunda (18)

Objetivo é discutir políticas públicas para o gerenciamento de resíduos que sejam mais integradas, eficazes e sustentáveis

quinta-feira, 14 Agosto, 2025 - 15:45
profissionais de limpeza tarabalhando em aterro sanitário

Fotos: Rafaella Ribeiro/CMBH

A coleta e o tratamento do lixo produzido diariamente em Belo Horizonte serão tema de audiência pública na segunda-feira (18/8), pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana. O debate proposto por Trópia (Novo) acontece no Plenário Helvécio Arantes, às 13h30, e busca reunir poder público, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir soluções e melhorias no manejo de resíduos sólidos urbanos. A parlamentar afirma, no requerimento em que solicita o encontro, que Belo Horizonte demanda políticas públicas "mais eficazes, sustentáveis e integradas" para o gerenciamento de resíduos. Cidadãos interessados podem participar da audiência presencialmente ou acompanhá-la de forma remota, pelo portal ou canal do Youtube da CMBH.

Desafio da atualidade

Para Trópia, a gestão dos resíduos sólidos é considerada um dos "grandes desafios" das cidades contemporâneas, influenciando diretamente a saúde da população, a preservação ambiental e a manutenção dos serviços urbanos. A audiência pública pretende discutir não apenas a logística e a infraestrutura necessárias para coleta e destinação adequadas, mas também a conscientização dos cidadãos quanto ao descarte correto. O atual modelo de coleta, o tratamento e a destinação final dos resíduos também está na pauta do debate. 

“Belo Horizonte, como capital de Estado, demanda políticas públicas mais eficazes, sustentáveis e integradas para o gerenciamento de resíduos”, afirma Trópia.

De acordo com Trópia, a audiência será uma oportunidade para "ouvir relatos e propostas" de quem atua diretamente no setor, incluindo catadores de materiais recicláveis, representantes da sociedade civil e do poder público. A parlamentar destaca que o debate pretende ainda fomentar ideias voltadas à inovação, à sustentabilidade e à responsabilidade compartilhada.

Plano de Gestão

Desde 2017, Belo Horizonte possui um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte (PMGIRS-BH). O documento estabelece diretrizes e ações para a gestão ambientalmente adequada e sustentável dos resíduos sólidos no município, tratando desde a geração até a disposição final dos diversos tipos de resíduos. No PMGIRS-BH são considerados aspectos técnicos, operacionais, econômicos, sociais, ambientais, e de participação da população. 

Convidados

Para a audiência de segunda-feira, foram convidados representantes do Executivo municipal, incluindo as secretarias de Governo; Política Urbana; Obras e Infraestrutura; e Meio Ambiente, além da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Subsecretaria de Zeladoria Urbana e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Para representar o setor empresarial, foram chamados a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o Sindilojas-BH, o Sindimaco-BH, e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Também devem participar representantes de cooperativas de catadores, especialistas em gestão de resíduos sólidos e integrantes de movimentos ambientais e da sociedade civil.

Superintendência de Comunicação Institucional