AUDIÊNCIA PÚBLICA

Falta de infraestrutura do Centro de Saúde Santo Antônio em pauta na quarta (10/7)

Possibilidade de construção de uma nova unidade em áreas indicadas pela Comissão Local de Saúde será avaliada no debate

sexta-feira, 5 Julho, 2024 - 13:45
Fachada do Centro de Saúde João Batista, durante o dia.

Foto Google Maps/Street View

A falta de infraestrutura e de condições adequadas de trabalho no Centro de Saúde Santo Antônio, situado à Rua Irineu Pinto, no Bairro São João Batista, serão debatidas com gestores públicos, funcionários e usuários na Comissão de Administração Pública na próxima quarta-feira (10/7), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Solicitada por Wagner Ferreira (PV), a audiência pública também irá abordar a possibilidade de construção de novo centro de saúde na modalidade Parceria Público Privada (PPP) nos espaços indicados pela Comissão Local de Saúde. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube e os interessados podem encaminhar dúvidas, comentários e sugestões antes ou durante a reunião por meio de formulário já disponível no Portal CMBH.

A assessoria de Ferreira informou que o o objetivo do encontro é debater com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e usuários do Centro de Saúde Santo Antônio a necessidade da construção de uma nova unidade, com estrutura e capacidade de atendimento maiores que a atual. “Temos que discutir a implantação de uma nova unidade no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e um atendimento digno para todos os usuários”, defendeu o parlamentar após visita técnica ao equipamento e reunião com moradores do Bairro São João Batista (Regional Venda Nova), que relataram dificuldade para ser atendidos.

O gabinete acrescentou ainda que no dia 26 de junho, a Comissão de Administração Pública aprovou pedido de informação no qual o parlamentar questiona à Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) a razão do Centro de Saúde do Bairro ter sido retirado da lista de unidades a serem contemplados na PPP, se há previsão de implantaçao de uma nova unidade e a possibilidade de utilização de terrenos indicados pela Comissão Local de Saúde. O requerimento também indaga por que ela não pode ser construída na Rua Quintil, 412, no Bairro Parque São Pedro, e, caso não seja viável, se há possibilidade de a Prefeitura desapropriar imóveis para atender a demanda.

Participantes

O requerimento solicitou que fossem convidados os secretários municipais de Saúde, Danilo Borges Matias, de Governo, Anselmo José Gomes Domingos, o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Sílvio Higino de Rezende; e a gerente do Centro de Saúde Santo Antônio, Suely de Oliveira Santos. Também estão previstas as presenças do presidente da Comissão Local do Centro de Saúde Santo Antônio e da representante dos trabalhadores na entidade, além de integrantes do Conselho Distrital de Saúde da região.