Em pauta nomeação de excedentes aprovados no concurso da Guarda Municipal
Interesse social em aumentar o efetivo da entidade e situação do concurso perante o Executivo serão debatidos
Foto Breno Pataro/PBH
A nomeação dos candidatos excedentes aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal será debatida pela Comissão de Administração Pública nesta quarta-feira (3/7), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Solicitada por Wagner Ferreira (PV), a audiência irá discutir o interesse público e a possibilidade de nomeação dos candidatos classificados além do número inicial de vagas. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube e os interessados podem encaminhar dúvidas, comentários e sugestões por meio de formulário disponível.
Ferreira explica que a audiência irá discutir sobre a necessidade de nomeação de importantes servidores públicos para a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte e o o reforço da corporação para a segurança pública de BH. Para aumentar o efetivo se faz necessária a nomeação de mais aprovados no concurso de 2019, o que, segundo a assessoria do parlamentar, vem sendo articulado pelo por ele após ter conquistado a prorrogação da validade do edital para 2025 junto à Prefeitura. Ela complementa que há uma grande mobilização dos Excedentes diante do anseio para que mais uma turma de agentes seja nomeada.
O evento terá convidados como o secretário municipal de Governo, Anselmo José Domingos, e a Comissão de Excedentes do Concurso da Guarda Municipal de BH.
Saiba mais
Em 2003, a Prefeitura noticiou o ingresso de três grupos através do concurso mais recente da Guarda Civil Municipal, realizado através do Edital Nº 01/2019: 135 candidatos ingressaram em março, 163 em outubro e 195 em novembro, totalizando 493 novos profissionais. Com o ingresso das turmas, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte passou a ter, em novembro daquele ano, um efetivo de 2.306 agentes, dos quais 2.182 são homens e 124 mulheres. O concurso ofereceu 500 vagas, compostas de forma sucessiva até o preenchimento total.
Os guardas municipais atuam nas ruas, praças, escolas municipais, unidades de Saúde e demais equipamentos da Prefeitura de Belo Horizonte, garantindo a segurança dos cidadãos e a preservação do patrimônio público, por meio de rondas preventivas a pé ou motorizadas. Eles também atuam no combate à desordem urbana, fiscalizam o cumprimento das leis de trânsito, coibem a ocupação irregular do espaço público e apoiam as equipes da fiscalização em situações que representem risco à integridade física dos servidores.
Superintendência de Comunicação Institucional