AUDIÊNCIA PÚBLICA

App que facilita acesso de surdos a serviços de emergência em debate nesta terça

‘Socorro pelas mãos’ foi criado por enfermeiro mineiro. Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva

sexta-feira, 28 Junho, 2024 - 12:00

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o país tem hoje mais de 10 milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva. Por solicitação de Jorge Santos (Republicanos), a Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor realizar na próxima terça-feira (2/7), às 9h30, no Plenário Camil Caram, audiência pública para debater o aplicativo Socorro pelas Mãos. O app, criado por um enfermeiro mineiro, auxilia pessoas com deficiência nos pedidos de socorro. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube, e a população pode participar enviando perguntas, comentários e/ou sugestões por meio de um formulário já disponível no portal.

Socorro em um toque

Éder Júlio Rocha de Almeida é especialista em Urgência e Emergência e a inspiração para o desenvolvimento do aplicativo ocorreu em 2018, após o enfermeiro conhecer a história de um menino surdo que presenciou o pai passar mal, com dores no peito, e não conseguiu chamar o socorro. O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso dos deficientes auditivos aos serviços de emergência. Pela plataforma gratuita, será possível acionar a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu com apenas um toque.

Ao justificar o pedido de debate, Jorge Santos destacou ser importante que o poder público, os órgãos envolvidos, as associações representativas e a sociedade em geral deem “todo o suporte necessário ao pleno funcionamento dessa ferramenta que, sem dúvida, trará muitos benefícios para a sociedade e mais segurança e dignidade para o público-alvo”.

Além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Subsecretaria de Planejamento Estratégico e Tecnologia em Saúde e da Prodabel, foram convidados para a audiência pública integrantes do Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de MG e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Transporte em Saúde (Samu).

Superintendência de Comunicação Institucional