AUDIÊNCIA PÚBLICA

Pagamento do piso da enfermagem será discutido em reunião nesta semana

Categoria acompanha tramitação de projeto na CMBH, que vai viabilizar uso de recursos federais para efetivação do direito

segunda-feira, 18 Setembro, 2023 - 17:45

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Em maio deste ano, o presidente da república sancionou o Projeto de Lei 14.581, que abre crédito especial de R$7,3 bilhões no orçamento do Fundo Nacional de Saúde para garantir a estados e municípios o pagamento do piso nacional dos trabalhadores da enfermagem. Já neste mês de setembro, a Prefeitura enviou à Câmara Municipal projeto que garante o uso dos recursos federais para o pagamento do piso em Belo Horizonte. Diante desse cenário, a Comissão de Administração Pública irá debater o assunto na quarta-feira (20/9), às 13h30, no Plenário Camil Caram, em audiência requerida por Bruno Pedralva. Perguntas já podem ser enviadas por meio deste link.

O Projeto de Lei 650/2023, que busca instituir a Parcela Complementar do Piso da Enfermagem-PCPE, foi encaminhado pela PBH à Câmara Municipal no dia 5 de setembro e, desde então, já recebeu pareceres favoráveis das Comissões de Legislação e Justiça e de Saúde e Saneamento, faltando, ainda em 1º turno, a análise das Comissões de Administração Pública e de Orçamento e Finanças Públicas. Em Plenário, o projeto precisará receber, pelo menos, 21 votos favoráveis em dois turnos para ser aprovado e encaminhado para apreciação do prefeito.

Conforme o projeto, o pagamento da PCPE será devido aos servidores efetivos municipais cuja jornada seja de 44 semanais. Para as jornadas inferiores, o valor do piso e o pagamento da PCPE serão proporcionais à jornada semanal trabalhada. Além disso, a proposição determina que caberá ao gestor municipal, até o limite da Assistência Financeira Complementar transferida pela União, o repasse dos recursos às entidades privadas sem fins lucrativos e às que participam de forma complementar ao SUS e atendam, no mínimo, 60% de seus pacientes pelo SUS, de acordo com os registros dos estabelecimentos validados pelo Ministério da Saúde.

O projeto em tramitação na Câmara também determina que a assistência financeira complementar de que trata a PCPE não deverá gerar aumento ou incorporação aos vencimentos-base, e nem servirá de base de cálculo para quaisquer efeitos, parcelas, vantagens ou benefícios.

Conforme a justificativa do projeto assinada pelo prefeito Fuad Noman (PSD), a "proposta não gera impacto financeiro para o Município, vez que o piso salarial da enfermagem está vinculado ao repasse de recursos da União, a título de assistência financeira complementar”.

Convidados

Da Prefeitura, foram convidados representantes das Secretarias de Saúde; de Governo; de Planejamento, Orçamento e Gestão; além da Subsecretaria de Gestão de Pessoas. Também foram convidados representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de BH (Sindibel); do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de BH e Região; e do Sindicato dos trabalhadores em empresas de assessoramento, pesquisas, perícias, informações e congêneres de Minas Gerais (Sintappimg).