DRENAGEM URBANA

Moradores reivindicam manutenção urgente em rua do Bairro Floramar

Possível rompimento de manilha e presença de nascentes podem estar causando afundamento de asfalto e água empoçada

segunda-feira, 25 Setembro, 2023 - 16:30
Vereadora, sentada à mesa, realiza reunião remota com representante do Executivo

Foto Bárbara Crepaldi/CMBH

A ocorrência de afundamento no asfalto e de água empoçada na Rua Benjamin Teixeira Machado, no Bairro Floramar, foi debatida em reunião com convidados pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, nesta segunda-feira (25/9). Solicitado por Loíde Gonçalves (Pode), o evento contava com a presença de representantes da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas (DGAU), subordinada à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, e da Gerência Regional de Manutenção Norte (German) para prestar informações sobre os serviços de drenagem necessários na via mencionada, detalhando as razões pelas quais as obras para a melhoria da rua não foram realizadas. De acordo com a Diretoria de Gestão de Águas Urbanas, pontos de estreitamento de drenagem na região podem ser a causa de refluxo e alagamento da rua; foi sugerida a avaliação de nascentes na região, possíveis causas do problema em debate. Loíde Gonçalves solicitou o envio dos dados técnicos apresentados, relatou as dificuldades vividas pelos moradores com o problema e se prontificou a fazer as solicitações pertinentes ao Executivo. 
 
A parlamentar disse ter realizado vistoria à via mencionada no dia 30 de agosto, com a presença da German, a quem caberia o acompanhamento da demanda. Loíde Gonçalves afirmou que, embora a Defesa Civil, presente na visita técnica, tenha atribuído os problemas verificados no local ao acúmulo de água num passeio mais baixo feito por um dos moradores, ela acredita que o problema tem origem próxima ao Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus. “Mais abaixo, o asfalto está cedendo e a água está empoçada há mais de dez anos, dando mosquitinhos. Moradores reclamam porque essa água pode estar causando doenças como dengue e chikungunya”, explicou. Uma vez que o local não tem manutenção periódica por parte da German, a vereadora disse ser necessário verificar se há possibilidade de resolução do problema.
 
Presente através de videoconferência, Ana Paula Fernandes Viana Furtado, engenheira da DGAU, disse que o setor ao qual está vinculada realiza diagnóstico e faz propostas de intervenção, mas não trata de manutenção, que é de responsabilidade de German. Ao realizar uma apresentação sobre vistoria feita no local, Furtado disse que a Rua Benjamin Teixeira Machado tem boca de lobo e uma rede de drenagem com diâmetro de 60 cm, que é o adequado. A engenheira identificou, na região, dois pontos que, por não comportarem a vazão de água, podem causar refluxo no sistema de drenagem: um deles é no cruzamento da rua mencionada com a Rua Desembargador Artur Alvin, onde há uma redução de diâmetro de 80 cm para 50 cm no sistema de drenagem; e o outro é entre as Ruas Roberto Carlos de Almeida e Romero Baeta, onde há uma rede com diâmetro não recomendado para drenagem urbana.  Ela também disse que a região parece ter uma ou mais nascentes, o que precisa ser avaliado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). 
 
Loíde Gonçalves disse que moradores também relataram existir uma nascente na região, mas não sabem identificar o local em que ela está. Ela acrescentou que, de acordo com a Defesa Civil, a sarjeta de asfalto está cedendo. A engenheira da DGAU afirmou ser necessário solicitar para a German uma avaliação de rompimento da manilha no local, e disse que irá enviar os dados técnicos para a realização do pedido via e-mail, incluindo os dados da avaliação feita. 
 
A vereadora reforçou que a Rua Benjamin Teixeira Machado é habitada por pessoas idosas, e uma delas está acamada com chikingunya e não pode caminhar. Loíde também disse que o local tem um cruzamento muito perigoso, onde os carros passam e jogam água nas pessoas, o que as impede de permanecer sentadas nas calçadas. Ela também pediu que a engenheira reforçasse a necessidade de vistoria junto com a German. 
 
Ana Paula Furtado explicou que os problemas identificados na rede de drenagem podem estar causando abaulamento de rede, e disse que irá contribuir tecnicamente para que a parlamentar faça as solicitações pertinentes. Loíde Gonçalves afirmou que irá solicitar à SMMA que verifique a presença de nascentes na região e à German que avalie problemas na rede de drenagem e na manilha da Rua Benjamin Teixeira Machado. 
 
 Superintendência de Comunicação Institucional

Reunião com convidados - Finalidade: Convidar o Diretor de Gestão de Águas Urbanas (DGAU), Ricardo de Miranda Aroeira, e a representante da Gerência Regional de Manutenção Norte (GERMA), Natália Luana Oliveira, para prestar informações sobre os serviços d