VISITAS TÉCNICAS

CPI sobre população de rua vai a campo buscar dados para orientar trabalhos

Comitiva parlamentar passará pelo Barro Preto, Centro e Savassi, espaços de grande concentração de pessoas sem acesso à moradia

segunda-feira, 11 Setembro, 2023 - 16:30

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Depois de visitar três pontos de apoio à população em situação de rua, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída na Câmara Municipal para apurar o crescimento de pessoas nessa condição vai a três bairros da capital que concentram indivíduos acampados nas calçadas. A partir das 18h, o destino é o Barro Preto; na sequência, a CPI segue para a Praça Raul Soares, no Centro; a visita encerra-se às 20h, na Savassi. Requerida pelos vereadores Braulio Lara (Novo) e Cleiton Xavier (PMN), membros efetivos da comissão, a atividade busca averiguar, in loco, as condições nas quais se encontram as pessoas que, em situação de vulnerabilidade, acabam encontrando morada nas ruas da cidade. A expectativa é que as visitas contribuam para o levantamento de dados relevantes para o andamento do inquérito em curso na Câmara. Instituída em junho, a CPI busca apurar as razões para o expressivo aumento da quantidade de moradores de rua em Belo Horizonte, bem como denúncias a respeito do suposto mau funcionamento de abrigos e espaços de acolhimento da capital mineira.

A primeira visita, marcada para as 18h, terá como ponto de partida a esquina das Ruas Mato Grosso e Goitacazes, no Barro Preto. A expectativa é que os vereadores partam do local para avaliar a situação das imediações, as condições de vida de quem acampa em ruas e calçadas, bem como aspectos relacionados às dimensões estrutural, sanitária e de ocupação do local. Por meio da atividade, os parlamentares buscam juntar elementos para melhor compreender a complexa realidade dos temas relacionados ao universo de atuação da CPI. 

Do Barro Preto, a comitiva parlamentar segue, com a mesma finalidade, para para outros dois espaços de grande circulação na região Centro-sul: a Praça Raul Soares, no Hipercentro, onde a segunda visita técnica deve ter início às 19h, e à Praça da Savassi, onde a terceira visita começa às 20h. 

Pessoas em situação de rua em BH

Segundo o Censo Pop Rua 2022, realizado pela PBH em parceria com a UFMG, Belo Horizonte tem cerca de 5.300 pessoas em situação de rua. A grande maioria é formada por homens (84%) com média de idade de 42,5 anos, enquanto as mulheres representam 16% e têm em média 38,9 anos. São pardos ou pretos 82,6% de quem está nas ruas. Mais da metade deles, além disso, vem de outros estados e municípios. O levantamento foi realizado entre 19 e 21 de outubro do ano passado e levou uma equipe de 300 pesquisadores para as nove regionais da capital mineira. 

Superintendência de Comunicação Institucional