Atendimento e condições de trabalho na saúde bucal em foco na quinta

Aberto à participação popular, encontro deve debater, a partir das 13h, implantação do Brasil Sorridente na cidade

terça-feira, 1 Agosto, 2023 - 14:00

Foto:PBH/Márcio Martins

Os interessados em participar do encontro que deve debater as condições de trabalho dos trabalhadores da saúde bucal, a implantação do Programa Brasil Sorridente em BH e a ampliação dos serviços odontológicos para a população já podem enviar perguntas, dúvidas ou sugestões sobre o assunto. A Comissão de Saúde e Saneamento realiza nesta quinta-feira (3/8), às 13h, no Plenário Camil Caram, audiência pública com o tema: “a Saúde Bucal no SUS-BH: situação e desafios". o encontro deve contar com a participação de representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, além de dirigentes de sindicatos do funcionalismo e dos Conselhos Distritais de Saúde de BH.

Falta de insumos e número de equipes estagnado

Solicitada por Bruno Pedralva (PT), a audiência pública sobre a saúde bucal em BH vai debater, principalmente, as condições de trabalho das trabalhadoras e trabalhadores da saúde bucal nas equipes de Saúde da Família e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e ainda discutir a implantação do Programa Brasil Sorridente em BH, bem como a ampliação dos serviços odontológicos para a população.

Segundo o parlamentar, que lembra que a saúde começa pela boca, antes do Sistema Único de Saúde (SUS) a população sofria com várias doenças e consequências funcionais das perdas dos dentes, além de outras doenças relacionadas à falta de assistência odontológica.

Ainda segundo Bruno, a audiência tem o objetivo de retomar o processo de crescimento da saúde bucal em BH, considerando que nos últimos 10 anos esteve praticamente estagnado o número de equipes de saúde bucal; em pauta, ainda, problemas de abastecimento de insumos para que dentistas e técnicos possam trabalhar. "A audiência tem então estes dois focos debater a ampliação dos serviços de saúde bucal à luz do Programa Brasil Sorridente e saber como a Prefeitura de BH vai aproveitar essa oportunidade para aumentar o número de profissionais e melhorar o atendimento à população" destacou.

Atendimento e equipes

Segundo a Prefeitura Municipal, Belo Horizonte utiliza a Estratégia da Saúde da Família (ESF) como modelo de atenção da Atenção Primária à Saúde (APS) e o Centro de Saúde é a principal porta de entrada do usuário que precisa acessar o serviço de saúde bucal.

Segundo dados disponíveis pelo Município, em fevereiro de 2020, os 152 centros de saúde contavam com 592 Equipe Saúde da Família, 308 Equipe de Saúde Bucal (ESB) e 64 equipes de apoio em Saúde Bucal. Ainda de acordo com a PBH, a prestação de serviços em saúde bucal prioriza o enfrentamento dos problemas de maior prevalência e relevância encontrados, dentre eles, a cárie dentária, doenças periodontais (gengivite e periodontite), edentulismo, má-oclusão, câncer de boca, fluorose dentária e traumatismos dentários.

Brasil Sorridente

O Programa Brasil Sorridente é a estratégia da Política Nacional de Saúde Bucal no país. Criado em 2004, o programa conta com mais de 86 milhões de pessoas cadastradas e assistidas pela Atenção Primária à Saúde. De acordo com informações disponibilizadas pelo programa, antes da implementação do Brasil Sorridente, o principal suporte disponibilizado na rede pública era de extração dentária. Entretanto, atualmente, o sistema oferece ações de promoção da saúde, como fluoretação das águas de abastecimento público, ações de prevenção e recuperação da saúde bucal, inclusive atendimentos com detecção precoce do câncer de boca.

Dentre os atendimentos preconizados pelo programa estão ainda serviços de: restauração; cirurgia oral; periodontia (tratamento de afecções de tecidos próximos aos dentes); endodontia (lesões e doenças na raiz do dente); estomatologia (principalmente a detecção precoce do câncer de boca); prótese dentária; odontopediatria e ortodontia e urgência odontológica.