Ações da Câmara para melhorar o transporte público em BH serão apresentadas

Proposta é mostrar também medidas para sustar o contrato em vigor, reduzir o valor da tarifa e combater a corrupção no setor

quarta-feira, 5 Julho, 2023 - 17:00
Imagem na tela do computador de um ônibus move

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

A Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços vai debater em audiência pública as medidas que vêm sendo tomadas pela Câmara Municipal a respeito do transporte público de passageiros, sobretudo os esforços para garantir o retorno da passagem ao valor de R$4,50, bem como as proposições apresentadas com o objetivo de combater a corrupção na prestação do serviço. A reunião, nesta quinta-feira (6/7), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, pode ser acompanhada presencialmente ou pelo canal da CMBH no YouTube. Os interessados podem enviar perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário eletrônico.

De acordo com o requerimento, assinado pelo presidente Gabriel (sem partido) e por Braulio Lara (Novo), o objetivo é apresentar balanço sobre as ações que vêm sendo tomadas pela Câmara Municipal de Belo Horizonte para melhoria no serviço de transporte público por ônibus do Município. Braulio Lara destacou que a proposta é explicar para a sociedade que atua em prol da mobilidade urbana os passos que já foram dados pela CMBH e quais medidas serão adotadas doravante. “Queremos trazer a comunidade para entender como vai ser feito esse rito de sustação de contratos de concessão de ônibus em BH”, afirmou. No requerimento, os autores solicitam ainda que “a audiência pública seja realizada como parte do processo para sustação dos contratos, já objeto de análise por essa Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços”.

Foram convidados para participar do debate membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), além de membros dos Conselhos Regionais  de Transporte e Trânsito (CRTT) das nove regionais e do setor técnico. Também devem estar presentes os representantes dos Movimentos Tarifa Zero e Nossa BH.