AUDIÊNCIA PÚBLICA

Condições do Centro de Referência de Assistência Social Leste em debate

Infraestrutura, condições de trabalho e serviços prestados de centro situado em Santa Tereza serão abordados nesta terça

segunda-feira, 13 Março, 2023 - 17:45
Foto da fachada da Diretoria Regional de Assistência Social Leste, durante o dia

Foto Google Maps/Street View

As condições de trabalho das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Leste e da Diretoria Regional de Assistência Social (Dras-L), situados na Rua Anhanguera, 79, Bairro Santa Tereza, são tema de audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor nesta terça-feira (14/3), 9h30, no Plenário Camil Caram. Solicitada por Marcos Crispim (PP), a reunião visa debater as condições de trabalho do assistente social, a infraestrutura predial e a qualidade da prestação do serviço. O encontro será transmitido ao vivo pelo Portal CMBH e pelo canal da Casa no YouTube. A população pode participar do debate de forma presencial ou à distância, por meio de formulário eletrônico já disponível.

No texto do requerimento, Crispim afirma que a discussão proposta é importante, uma vez que o assistente social é responsável por assegurar o bem-estar de indivíduos e grupos em dimensões como psicológica e social. A assessoria do parlamentar informou que servidores do local reclamam de problemas como acúmulo de demandas e falta de estrutura e de condições para realização do atendimento; uma servidora da Diretoria Regional de Assistência Social Leste (Dras-L) procurou o gabinete de Crispim dizendo estar trabalhando durante as férias por não ter quem a substitua. De acordo com o gabinete, é fundamental que os servidores tenham condições básicas para exercerem suas atividades, de forma tranquila e sem ônus.

As autoridades convidadas são a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha, o coordenador de Administração Regional Leste, José Henrique de Oliveira Net, e o diretor regional de Assistência Social, Ricardo Marcelo Fait Gorchagov.

Estrutura

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania tem três subsecretarias, entre elas a de Assistência Social (Suass), que tem a missão de contribuir para a redução da pobreza em Belo Horizonte, respeitando os princípios da Política Nacional de Assistência Social, através das Diretorias Regionais de Assistência Social (Dras). As Dras prestam serviços como os de proteção social básica, que visa a prevenção do rompimento dos laços sociais, e especial, voltados para casos mais complexos como adolescentes infratores e pessoas em situação de rua. A primeira proteção é realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e, a segunda, pelo Creas, que muitas vezes dá suporte. A Dras-L é responsável pelos Cras Alto Vera Cruz, Granja de Freitas, Mariano de Abreu e Taquaril e pelo Creas Leste.