DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Braulio Lara é reconduzido à chefia da comissão e biênio será desmembrado

Wesley será o vice do colegiado em 2023. Já em 2024, Wesley assumirá a presidência, ficando a vice com Braulio

segunda-feira, 6 Fevereiro, 2023 - 11:30

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Por meio de votação entre seus membros, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário decidiu, na manhã desta segunda-feira (6/2), por desmembrar a presidência do colegiado durante o biênio 2023/2024 e reconduzir Braulio Lara (Novo) à chefia do grupo no ano de 2023, quando a vice-presidência ficará com Wesley (PP). Também ficou definido que haverá revezamento nos cargos e, em 2024, os postos serão invertidos, quando Wesley assume o comando da comissão e Braulio ocupa o lugar de vice. A eleição contou com chapa única e a escolha se deu por unanimidade. Por meio de votação também foi decidido que as reuniões do colegiado ocorrerão às quintas-feiras, às 13h30, Plenário Helvécio Arantes. Após a escolha, Wesley parabenizou o presidente por sua recondução, ressaltou o conhecimento do colega sobre o assunto e lembrou que o trabalho do biênio anterior trouxe muitos frutos para a cidade. 

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário é um colegiado permanente que reflete, debate e trabalha assuntos importantes para a cidade, como o planejamento do desenvolvimento da cidade, as obras públicas, a política habitacional, o sistema viário, a mobilidade urbana, o trânsito e o transporte público (coletivo e individual). No último biênio, o colegiado instituiu grupos trabalho (GT) importantes, dentre eles o GT Mobilidade e o GT População em Situação de Rua. Em dezembro último, a instância sobre a mobilidade encerrou os trabalhos e entregou o relatório final com as conclusões do GT, onde foi apontada a necessidade de alteração do modelo contratual do transporte público vigente, a mudança da lógica de pagamento das empresas, a exclusão do pagamento em dinheiro no interior dos ônibus e a necessidade de realização de auditoria das contas das concessionárias.

Após a votação, Braulio Lara agradeceu a confiança dos colegas e disse esperar ter uma comissão dinâmica e propositiva. "Espero continuar contando com a contribuição dos colegas. Mobilidade e desenvovimento econômico são temas vitais na cidade e existe inclusive a proposta de mudança no nome da comissão, para trazer essa percepção de mobilidade humana de uma forma mais forte dentro do nome da nossa comissão", afirmou.

Formada por cinco membros efetivos e cinco suplentes, além de fiscalizar as ações do Executivo, discutir e opinar sobres projetos de lei, orientando as votações em Plenário, é papel da comissão realizar audiências públicas e debates sobre temas de interesse da sociedade, solicitar informações e promover visitas técnicas para conhecer de perto a realidade do município. Para o próximo biênio, além dos parlamentares anteriormente citados, Fernando Luiz (PSD), Henrique Braga (PSDB) e Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL) irão compor o colegiado. Já os membros suplentes são: Professor Claudiney Dulim (Avante), Helinho da Farmácia (PSD), Ciro Pereira (PTB), Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB) e Wilsinho da Tabu (PP).

Assista à íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário