AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em debate, medidas para melhorar a segurança da Orla da Lagoa da Pampulha

Relatos de moradores dizem que no local e nos arredores têm ocorrido assaltos a ciclistas e frequentadores

sexta-feira, 4 Novembro, 2022 - 16:00
Foto da Lagoa da Pampulha com Igrejinha ao fundo, durante o dia.

Foto Karoline Barreto/CMBH

A Lagoa da Pampulha, local de visita de moradores de várias regiões de Belo Horizonte e turistas, apresenta problemas de segurança: moradores, comerciantes e frequentadores da região reclamam de assaltos e abordagem de marginais. Para debater o tema, a Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor realiza, na segunda-feira (7/11), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública para apresentar medidas efetivas para melhorar a segurança pública no local e em seu entorno. Solicitada por Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), a audiência reunirá representantes do Município, de moradores locais, da segurança pública e comerciantes e para buscar soluções para o problema. A população poderá acompanhar o debate pelo Portal da CMBH e também enviar perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário já disponível.
 
Os cidadãos contam que frequentemente são abordados por assaltantes quando estão fazendo caminhada ou pedalando. Eles afirmam ser necessário verificar se há locais com iluminação precária na Lagoa da Pampulha e seu entorno, que deve ter policiamento constante e ostensivo. O vereador Reinaldo Gomes disse estar atento às reivindicações da comunidade e dos frequentadores e defende a importância de discutir medidas efetivas para a segurança na região. 
 
Os convidados são o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco; o comandante do Comando de Policiamento da Capital  da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel Micael Henrique Silva; o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino; o presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto César Carvalho de Castro; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), José Anchieta da Silva. Também foram convidados o diretor-presidente Associação dos Moradores dos Bairros São Luis e São José - Pro-Civitas, Leonardo Augusto Drumond; os presidentes das associações comunitárias do Bairro Ouro Preto e dos Moradores do Bairro Milionários e Adjacências, Maria Cleonice de Freitas Gomes e José Márcio, respectivamente; a diretora-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Bandeirantes, Adriene Moore, além de representantes da Associação de Moradores do Conjunto Itacolomi e das associações comunitárias do Conjunto Celso Machado e dos Moradores do Bairro da Lagoa e Adjacentes. 
 
Em julho desse ano, a Prefeitura anunciou conclusão da reforma de um trecho de 7,1 km de extensão da ciclovia Orla da Lagoa da Pampulha. O projeto custou R$ 5 milhões e incluiu medidas como elevação da pista de bicicletas para o nível da calçada, ampliação da largura da ciclovia para 2,5 metros e instalação de separação física da pista de caminhada por jardins e adequações geométricas. Relatos de moradores locais à imprensa na época incluem a melhoria da iluminação local entre as medidas realizadas. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional