VISITA TÉCNICA

Estrutura, equipamentos e insumos do Centro de Saúde Salgado Filho serão avaliados

Vistoria será nesta terça-feira (23/8), às 9h30, e deverá contar com a presença de representantes da PBH

sexta-feira, 19 Agosto, 2022 - 10:30

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

O centro de saúde é a principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde e lá estão serviços bastante demandados pela população, como as vacinas e a retirada de medicamentos. Tendo em vista a importância desse equipamento público, a Comissão de Saúde e Saneamento, por solicitação da vereadora Professora Marli (PP), fará, na próxima terça-feira (23/8), a partir das 9h30, visita técnica para avaliar as condições da estrutura física, dos equipamentos e insumos do Centro de Saúde Salgado Filho, localizado na Rua Campina Verde, 366. Para a vistoria foram convidados representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria Regional Oeste.

Nova vistoria

No ano 2018, a unidade recebeu a visita de parlamentares por meio da Comissão de Saúde. Na ocasião, os usuários elogiaram o atendimento prestado pelos profissionais da unidade, mas foi constatada a necessidade de ampliação do espaço físico, considerado insuficiente para atender a demanda. Durante a visita técnica ocorrida naquele ano, o Centro de Saúde Salgado Filho contava com cinco equipes completas do Programa Saúde da Família (PSF) e 23 Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), responsáveis por realizar visitas domiciliares com fins de prevenção, orientação e acompanhamento da saúde dos moradores, encaminhando-os para o agendamento de consultas e tratamentos, quando necessário. Com 22 mil usuários cadastrados à época, a unidade também dispunha de duas equipes completas de saúde bucal, além de atividades e atendimentos programados do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com profissionais de nutrição, farmácia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia.

Localizado na Região Oeste da cidade, o centro de saúde também foi objeto de pedido de vistoria aprovado pela Comissão de Saúde no dia 13 de julho. Na solicitação, eram pleiteados aprimoramentos como a ampliação da sala de farmácia, o aumento do ponto de atendimento e mais acessibilidade na entrada. As mudanças solicitadas, segundo o requerimento, eram demandas da população local.

Porta de entrada do SUS

O Centro de Saúde é a principal porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) e o coordenador do cuidado no território. Estas unidades integram a Atenção Primária à Saúde (APS) no sistema SUS e devem possuir equipes de saúde da família formadas por enfermeiro, médico, auxiliar/técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde, dentista, auxiliar/técnico em saúde bucal. Cada equipe deve ser responsável por um determinado número de famílias em uma área geográfica definida.

Os centros de saúde também podem oferecer os profissionais de apoio: clínico, ginecologista, pediatra, psiquiatra, psicólogo, assistente social, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico, educador físico e equipe de zoonoses. Todos estes profissionais compõem a APS e são responsáveis pela assistência, prevenção de doenças, promoção da saúde, coordenação do cuidado, monitoramento e acompanhamento da população de sua área de abrangência. Os principais serviços ofertados pela APS são: escuta pela equipe, vacinação, consultas, curativos, farmácia, grupos operativos, visitas domiciliares, controle de vetores.

Atualmente, Belo Horizonte conta com 152 centros de saúde e 596 equipes de Estratégia Saúde da Família. As unidades estão distribuídas pelas nove regionais da cidade e os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura.