DRENAGEM URBANA

Comissão irá vistoriar rua com risco de desabamento no Bairro Tupi

Prefeitura já informou que local tem obras previstas. Nenhuma intervenção, entretanto, chegou a ser iniciada

quarta-feira, 15 Junho, 2022 - 10:30

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

A Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana aprovou, na manhã desta quarta-feira (15/6), a realização de visita técnica no dia 7 de julho, às 10h, para verificar a situação da Rua Gil Moraes de Lemos, no Bairro Tupi.  A via, que teria sido atingida pelas chuvas do início do ano de 2022, já foi objeto de questionamento da Comissão Especial, quando a Prefeitura informou que há previsão de intervenções no local. Até o momento, entretanto, nenhuma intervenção iniciada. Investimentos do Município na prevenção às chuvas foram anunciados pelo prefeito Fuad Noman (PSD), quando tomou posse no início do ano e lembrou que o período de seca é o ideal para se pensar em obras desta natureza.

Obras realizadas não teriam sido suficientes

O pedido de visita técnica à Rua Gil Moraes de Lemos foi apresentado pela presidente da Comissão Especial de Drenagem Urbana, Fernanda Pereira Altoé (Novo), e acatado pelos membros do colegiado. A vistoria vai acontecer próximo ao número 37 da via, acima do campo de futebol da Associação Atlética Tupinenese, no dia 7 de julho, às 10h. Segundo Fernanda, no início de 2013, a Prefeitura realizou obras no local, com gastos de aproximadamente R$ 1,3 milhão. Entretanto, as intervenções não foram suficientes para solucionar o problema, já que após as fortes chuvas ocorridas no início de 2020 houve desmoronamento do barranco, situação que se agravou em 2022, colocando em risco os moradores da região.

Ainda segundo Fernanda, em pedido de informação enviado ao Executivo em novembro do ano passado, foi perguntado quais medidas estavam sendo pensadas para evitar o desmoronamento, tendo em vista que as intervenções realizadas não foram suficientes para solucionar o problema. Em resposta, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que “novo empreendimento, específico para o local, está em andamento e tem como escopo serviços e obras para contenção de talude e que o mesmo já se encontra em orçamentação para contratação de projetos".

Fernanda, entretanto, afirmou que nenhuma obra foi realizada até o momento e inclusive o local é alvo de emenda impositiva da Câmara. “Os moradores já reclamaram conosco de alagamento até do campo de futebol. A fiscalização por parte da Câmara é imprescindível de modo a cobrar ações efetivas e rápidas da Prefeitura”, destacou.

Também ao debater o pedido, Irlan Melo (Patri) considerou ser importante marcar uma reunião com o Executivo para conhecer o Plano de Obras do Município, que aponta 200 pontos que são preocupação no período de chuvas. “Essa agenda pode ser marcada com o Valadão (Josué) para que a gente possa se debruçar sobre o plano apresentado pelo prefeito, porque acho que nossa comissão tem tudo a ver com isso”, considerou.

Para a agenda no Bairro Tupi, a parlamentar solicitou que sejam convidados representantes da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smobi) e da Sudecap.

A comissão

Criada com o objetivo de promover estudos relativos às enchentes, às chuvas intensas e seus impactos, e para a busca de soluções estruturais e não estruturais, como aumento de áreas verdes de contenção e ações de permeabilizações do solo, a Comissão Especial de Estudo – Drenagem Urbana tem como membros efetivos Bella Gonçalves (Psol), Macaé Evaristo (PT), Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), Irlan Melo (Patri) e Fernanda Pereira Altoé, que preside a pasta.

Além dos parlamentares citados, participou da reunião a vereadora Macaé Evaristo (PT).

Assista a íntegra da reunião.

9ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Drenagem urbana