VISITAS TÉCNICAS

Vereadores vão às ruas em busca de soluções para o trânsito em bairros de BH

Comissão de Sistema Viário vai avaliar necessidade de intervenções no Barreiro, Santa Lúcia, Grajaú e Gutierrez

segunda-feira, 16 Maio, 2022 - 15:00

Foto: Reprodução Google

Cinco visitas técnicas vão movimentar os trabalhos da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nessa semana. As inspeções começam nessa terça-feira (17/5), com duas visitas que têm como objetivo verificar a possibilidade de execução de obras para melhorar o fluxo de veículos nas Avenidas Senador Levindo Coelho, às 17h; e Waldyr Soeiro Emrich, às 17h30, ambas na Região do Barreiro. Serão avaliadas a possibilidade de redução de canteiro central, adição de pista de rolamento e substituição de rotatória por semáforo. Na quarta-feira (18/5) será a vez da comissão conferir a necessidade de alteração e revitalização da sinalização vertical e horizontal nos Bairros Santa Lúcia, às 15h (Rua Kepler, 5), Grajaú, às 16h30 (Rua Litargírio, 150), e Gutierrez, às 17h45 (Rua Marechal Hermes, 895). As alterações têm como objetivo direcionar melhor o fluxo de veículos e aumentar a segurança de pedestres e alunos da Escola Mundo Feliz, nos horários de entrada e saída da instituição.

Fluidez e segurança

Para garantir a fluidez do trânsito no Bairro Jatobá, a Comissão de Sistema Viário vai averiguar, a pedido do Professor Juliano Lopes (Agir), a possibilidade de diminuição do canteiro central e adição de mais uma pista no sentido centro/bairro, na Avenida Senador Levindo Coelho, no trecho entre os números 1828 (Bairro Vale do Jatobá) e 1956 (Bairro Independência), e na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, no trecho entre os números 4856 a 5240, no Bairro Vale do Jatobá, ambos na Região do Barreiro.

Segundo o vereador, o estacionamento de veículos no acostamento da Avenida Senador Levindo Coelho provoca paralisação no trânsito da via durante os horários de pico e aos sábados, por estar localizado em uma área comercial de grande movimento. Na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, a retenção do grande fluxo de veículos é causada principalmente pela rotatória situada entre um posto de gasolina e a Escola Cláudio Brandão. Além de solicitar estreitamento de canteiro e abertura de pista de rolamento, a comissão quer verificar a possibilidade de substituir a rotatória por um semáforo no cruzamento das Avenidas Waldir Soeiro Emrich e Senador Levindo Coelho.

As visitas devem contar com a participação do presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi; e da coordenadora de Atendimento Regional Barreiro, Lidiane Monteiro. Os pontos de encontro serão às 17h, na Avenida Senador Levindo Coelho, 1856; e às 17h30, na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, 5240.

Melhoria na sinalização

Na quarta-feira (18/5), às 15h, a comissão vai verificar, a pedido de Braulio Lara (Novo), a possibilidade de execução de obra física e a revitalização da sinalização vertical e horizontal na Rua Centauro, no trecho compreendido entre Rua Kepler e Praça das Constelações, no Bairro Santa Lúcia. A visita tem como objetivo verificar se é viável direcionar melhor o fluxo de veículos, em especial de caminhões, e limitar a velocidade praticada pelos motoristas no trecho.

Segundo o parlamentar, o fluxo intenso de veículos na região, inclusive de veículos pesados, e a ocorrência de acidentes recorrentes no local justificam o pedido. O ponto de encontro será na Rua Kepler, 5. Um representante do setor técnico responsável da BHTrans deverá acompanhar os trabalhos e informar, a pedido da comissão, se existem projetos em andamento para o local e quais providências podem ser observadas para diminuir os riscos de acidentes.

Logo após, às 16h30, o colegiado vai verificar a necessidade de sinalização e de asfaltamento mais apropriados para a Rua Litargírio, entre as Ruas Pilar e Armindo Chaves, no Bairro Grajaú. O pedido também é do vereador Braulio Lara. Além de avaliar as condições de trânsito de veículos, em especial veículos pesados, a comissão vai analisar as condições inadequadas do asfaltamento da via, principalmente nos períodos chuvosos, quando aumenta a possibilidade de acidentes.

Foram convidados para acompanhar a visita representantes dos setores técnicos da BHTrans e da Sudecap. Eles devem apresentar propostas para reduzir riscos de acidentes e informar se existe previsão de intervenção em andamento para o local.

Fluxo em porta de escola

Congestionamentos nos horários de entrada e saída de alunos da Escola Mundo Feliz motivaram pedido de visita técnica para verificar o fluxo de trânsito nas Ruas Marechal Hermes e Marechal Bittencourt, no Bairro Gutierrez. Segundo Braulio Lara, que solicitou a vistoria, há a necessidade de sinalização adequada no entorno da unidade educacional, a fim de sanar transtornos de mobilidade no local tendo em vista que, devido à pandemia, a escola disponibilizou algumas portarias de acesso a fim de evitar aglomerações.

Braulio explicou que um dos acessos está localizado na Rua Marechal Bittencourt, que é íngreme e de mão dupla, que atualmente está sem sinalização e sem faixa de pedestres. Ainda segundo o parlamentar, o trânsito é intenso e já causou acidentes. Um técnico da BHTrans deve acompanhar a visita, marcada para às 17h45, na Rua Marechal Hermes, 895. O intuito é avaliar o contexto no local e propor ações de melhorias.