VISITAS TÉCNICAS

Falta de equipe e demora no atendimento em centros de saúde serão verificadas

Parlamentares vão checar nove unidades da Regional Noroeste e Hospital Odilon Behrens na próxima semana

sexta-feira, 20 Maio, 2022 - 12:15
Tronco de uma pessoa vestida com jaleco branco e com um estetoscópio pendurado no pescoço

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Os problemas respiratórios provocados pela chegada de uma frente fria podem aumentar ainda mais a procura pelos serviços de saúde, agravando a situação de unidades que já não estão preparadas para a demanda do dia a dia. Para averiguar as condições de funcionamento, corpo técnico, estrutura física, disponibilidade de equipamentos e insumos, a Comissão de Saúde e Saneamento vai visitar na próxima semana nove centros de saúde, todos na Região Noroeste da cidade. As condições estruturais e de atendimento aos usuários do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (Rua Formiga, 50, Bairro ão Cristóvão) também serão avaliadas pelo colegiado, na terça-feira (24/5), às 14h, a requerimento do vereador Dr. Célio Frois (PSC).

A pedido de José Ferreira (PP), a comissão  vai visitar nove unidades  de saúde na Região Noroeste. Na terça-feira (24/5), as visitas começam às 8h30, no Centro de Saúde Califórnia (Rua das Castanholas, 277) e às 9h30, no seu anexo (Rua dos Violões, 570, Bairro Califórnia). Às 10h30, será a vez do Centro de Saúde Dom Bosco (Rua Olinto Magalhães,1939, Bairro Ipanema), e, às 11h45, do Centro de Saúde Jardim Filadélfia (Rua Caitité, 319).

Na quinta-feira (26/5), o colegiado inicia os trabalhos às 8h30 verificando as condições do Centro de Saúde Carlos Prates (Rua Riachuelo, 35); às 9h45, do Centro de Saúde Padre Eustáquio (Rua Humaitá, 1125) e às 11h, no seu anexo (Rua Aquidaban, 1026, Bairro Padre Eustáquio).

Na sexta-feira (27/5), as visitas ocorrerão na parte da tarde: às 13h, no Centro de Saúde Ermelinda (Rua Paes de Abreu, 114) e às 15h, no Centro de Saúde Jardim Montanhês (Rua Padre Leopoldo Pereira, 407).

O objetivo é fazer um relatório com indicações de melhorias nas estruturas físicas. Segundo o parlamentar, também chamam a atenção as recorrentes reclamações de usuários por falta de profissionais nas unidades. Para acompanhar as atividades foram convidados a secretária municipal de saúde, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, e o coordenador de Atendimento Regional Noroeste, Saulo de Souza Queiroz.