VISITA TÉCNICA

Concedido à iniciativa privada, Mineirinho receberá visita técnica na terça

Licitação foi realizada pelo governo estadual na quinta (19/5). Empresa será responsável por reforma, conservação e gestão do equipamento

sexta-feira, 20 Maio, 2022 - 18:45
Vista do Mineirinho

Foto: Adão de Souza/PBH

As condições físicas do Estádio Jornalista Felipe Drummond, o Mineirinho, serão verificadas na próxima terça-feira (24/5), às 14h, em visita técnica da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, a pedido de Rubão (PP). Os vereadores querem saber que atividades são desenvolvidas atualmente no local, além da feira de artesanato, que ocorre na parte externa do ginásio todas as quintas e domingos, e média de público recebido. Concedido ao consórcio DMDL/Progen pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em sessão pública de licitação na última quinta-feira (19/5), o Mineirinho será explorado pelo prazo de 35 anos, passando por reforma completa da estrutura. A concessionária será responsável pela conservação e gestão do maior estádio coberto do Brasil, podendo realizar shows, eventos esportivos e outros serviços de convivência, lazer e entretenimento.

Em 24 de janeiro de 2022 havia sido realizada concorrência internacional para concessão de uso do estádio, mas não houve interessados. Na nova tentativa, o vencedor foi o consórcio DMDL/Progen, que prevê, durante todo o período da concessão, investimento de cerca de R$150 milhões. Desse total, R$ 41 milhões deverão ser destinados à reforma do imóvel, nos primeiros dois anos de contrato. A concessionária também pagará, ao longo do período, um valor sobre as receitas obtidas com a gestão do estádio, no valor de 2% da receita bruta, cujo montante será aumentado em 1% a cada cinco anos de contrato vigente.

Estádio

Localizado na Pampulha, região de Belo Horizonte cujo conjunto arquitetônico foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Mineirinho foi inaugurado em 1980, como maior ginásio coberto do Brasil. Possui área construída de 56 mil m², em nove níveis, e comporta o recebimento de aproximadamente 20 mil pessoas. Além disso, conta com mais de 75 mil m² de área externa.

Superintendência de Comunicação Institucional