VISITA TÉCNICA

Infraestrutura do Jardim Zoológico de BH será vistoriada nesta terça

Parlamentares vão conferir se há comprometimentos no espaço que possam prejudicar o bem-estar dos animais

segunda-feira, 18 Abril, 2022 - 10:30
Imagem de uma zebra pastando em seu recinto no zoológico

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A mídia especializada tem divulgado notícias que tratam do estado precário de conservação do Jardim Zoológico de Belo Horizonte. De acordo com Ciro Pereira (PTB), além de afetar o meio ambiente urbano, a situação “compromete este tradicional espaço de lazer e convivência da capital, assim como o meio ambiente natural, com possível repercussão no bem-estar dos animais”. Tendo em vista tais informações, o parlamentar requereu à Comissão de Meio Ambiente, Direitos dos Animais e Política Urbana a realização de visita técnica ao local com o objetivo de avaliar a sua infraestrutura. A vistoria foi aprovada e vai ocorrer nesta terça-feira (19/4), a partir da 15h. No ano passado, a comissão já havia visitado o local para avaliar a estrutura física do espaço e conhecer de perto as rotinas de trabalho, cuidados e condições em que vivem os animais mantidos pelo órgão.

De acordo com o site da Prefeitura de BH, a instituição completou, em janeiro deste ano, 63 anos de funcionamento e mantém sob seus cuidados mais de 3.500 animais de aproximadamente 240 espécies de classes como: mamíferos, aves, répteis e peixes. Ainda de acordo com o site, as atividades técnicas são direcionadas à conservação das espécies e dos seus ambientes naturais, bem como à constante realização de pesquisas, de ações educativas e de intercâmbios de informações e conhecimentos com outros zoológicos do Brasil e do mundo.

Para acompanhar as atividades, além dos membros da própria comissão, foram convidados a secretária municipal adjunta de Saúde, Taciana Malheiros; o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Domingues; o gerente de Planejamento e Informações Ambientais - Comitê de Gestão Estratégica (CGE), Rafael Rangel Giovanini; e o gerente de Jardim Zoológico - Comitê de Integridade, Humberto Espírito Santo de Mello. O Jardim Zoológico fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, na Pampulha.