VISITAS TÉCNICAS

Problemas viários nos Bairros Teixeira Dias, Jardinópolis e Copacabana serão verificados

Buracos, veículos com excesso de velocidade e mudança no sentido de circulação são as questões abordadas

segunda-feira, 27 Setembro, 2021 - 10:15
Foto da rua Princesa Isabel, com casas e um prédio de três andares, além de carros estacionados próximo às duas calçadas, durante o dia.

Foto Google Maps / Street View

Três endereços da cidade serçao alvos de visitas técnicas da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta semana. Na terça-feira (28/9), às 9h, os vereadores buscam solução definitiva para o surgimento de buracos e afundamentos no asfalto na Rua Albertino Teixeira Dias, no Bairro Teixeira Dias. Na quarta-feira (29/9), às 9h30, o destino é a Rua Gloriosa, no Bairro Jardinópolis, onde veículos trafegam em alta velocidade. Na quinta-feira (30/9), às 11h, a comissão vai à Rua Princesa Isabel, entre Ruas Inglaterra e Brasil, no Bairro Copacabana, verificar a possibilidade de implementar mão única no trecho. 

Buracos e excesso de velocidade

A procura de uma solução para os buracos e afundamentos no asfalto da Rua Albertino Teixeira Dias, no Bairro Teixeira Dias, é o tema da visita técnica realizada na terça-feira, (28/9), às 9h. No texto do requerimento, Irlan Melo (PSD) explicou que o pedido se justifica porque os buracos da via parecem pequenos mas são fundos e ocos, o que provoca o surgimento repentino de crateras. Melo citou ocasião noticiada pela imprensa em que “um veículo foi engolido por um dos buracos que se abriu na via”. Além disso, o intenso tráfego de veículos particulares, pedestres e duas linhas de ônibus coletivos aumenta o risco de graves acidentes.

O vereador solicitou as seguintes presenças: o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho; o secretário municipal de Obras e lnfraestrutura, Josué Valadão; o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo Vieira; o coordenador de Atendimento da Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos; e o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro. E sugeriu que os representantes de cada órgão convidado apresentem sugestões para que a questão seja resolvida.

Melo também solicitou visita técnica à Rua Gloriosa, Bairro Jardinópolis, para verificar medidas efetivas para coibir o excesso de velocidade dos veículos que transitam no local, na quarta-feira (29/9), às 9h30. No texto do requerimento, o vereador explica que a Rua Gloriosa é uma via reta, comprida e inclinada, com movimentação de veículos que a percorrem, na descida, em velocidade alta, o que coloca em risco a vida e a segurança dos moradores e daqueles que trafegam pela rua. E afirma que a instalação de um redutor de velocidade no local diminuiria significativamente os transtornos observados. 

Irlan Melo pediu as presenças do presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Diogo Prosdocimi, e do coordenador de atendimento da Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto, também solicitando que os mesmos apresentem sugestões para que a questão suscitada tenha uma resolução favorável. 

Implementação de mão única

Nely Aquino (Pode) requisitou visita à Rua Princesa Isabel, no trecho compreendido entre Ruas Inglaterra e Brasil, no Bairro Copacabana, na quinta-feira (30/9), às 11h. O requerimento tem o objetivo verificar a possibilidade de implantação de mão única no trecho mencionado.  Foram convidados o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior; o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, e a coordenadora da Comissão Regional de Transporte e Trânsito - Regional Venda Nova, Suzana Belo. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional