Gestão escolar democrática e repercussão na qualidade da educação em pauta
Atores envolvidos na rotina escolar devem participar das decisões e escolha dos diretores pelo voto deve ser respeitada
Foto: Freepik
Na semana em que se comemora o centenário de nascimento do educador Paulo Freire, patrono da educação no Brasil e defensor de uma educação crítica e participativa, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai debater, em audiência pública no Plenário Helvécio Arantes, o tema: A gestão democrática nas escolas públicas e a repercussão na qualidade da educação. O evento será transmitido ao vivo nesta quinta-feira (23/9), às 13h, pelo Portal CMBH e a população também pode participar enviando por aqui perguntas, comentários e sugestões.
A proposta de Bella Gonçalves (Psol) e Iza Lourença (Psol), autoras do requerimento, é contribuir para o avanço da democracia no interior das escolas públicas e discutir a importância da gestão democrática na escolha de diretores e vice-diretores das escolas, bem como a necessidade do Poder Executivo acatar o resultado das eleições, respeitando os anseios daqueles que estão envolvidos na rotina escolar.
Foram convidados para o debate a professora da UFMG Dalila Andrade de Oliveira; a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT-MG); os professores da rede pública de ensino Thiago Luiz Ferreira Miranda, Bruna Monteiro da Fonseca e Carolina Paulino Alcântara; além do morador do Bairro Letícia, em Venda Nova, e de representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG) e do Grupo Eleva.
Em Belo Horizonte, a escolha dos diretores e vice-diretores das escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil da rede municipal de educação é realizada por meio de eleição direta e secreta, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, conforme determina a Lei 5796/1990. O mandato da direção eleita é de 3 (três) anos, permitida uma única recondução consecutiva.
Assista ao vídeo da reunião na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional