AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em debate ampliação da castração de cães e gatos e funcionamento do CCZ

Registros de abandono cresceram na pandemia. Há casos de tutor que morreu vítima da covid, e outros são fruto do desemprego

segunda-feira, 7 Junho, 2021 - 17:00
Filhote de cão preso em uma cela

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

Cuidar de animais de estimação de tutores em situação de vulnerabilidade social e de animais de rua ficou ainda mais difícil durante a pandemia, quando aumentou o número de pets abandonados na cidade. Segundo a Prefeitura, os registros de abandono aumentaram 91,2% no ano passado na comparação com 2019. Neste ano, já são 24 casos. Para discutir o funcionamento e a ampliação do castramóvel e a situação do Centro de Controle de Zoonoses, a Comissão de Saúde e Saneamento vai realizar audiência pública na quarta-feira (9/6), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. O requerimento do debate foi assinado pelo vereador Léo (PSL), que solicitou que a audiência fosse realizada de forma remota e com urgência. A população também pode participar do debate enviando perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário eletrônico já disponível no Portal CMBH. 

Belo Horizonte conta com um Centro de Controle de Zoonoses e cinco Centros de Esterilização de Cães e Gatos. Neste ano, a comissão realizou diversas visitas para apurar volume de cirurgias realizadas, critérios de atendimento e tempo médio de espera nas unidades.  

Foram convidados para participar da audiência os secretários municipais de Saúde, Jackson Machado; e de Assistência Social, Maíra Colares; os coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária da Faculdade Newton de Paiva, Paula Cambraia; e da UNA, Bruno Antunes, e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária/MG, Bruno Divino; além do deputado estadual Osvaldo Lopes.  

Superintendência de Comunicação Institucional