DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Cidadão tem até 31 de maio para enviar sugestões ao PL que define prioridades para 2022

Sugestões populares também podem ser enviadas por entidades. Formulário eletrônico já está disponível no Portal CMBH

quinta-feira, 27 Maio, 2021 - 14:45

Foto: Mindandi/Freepik

A participação popular nas decisões sobre os rumos da gestão da cidade é um processo recente da nossa democracia, mas que tem avançado com o contínuo e crescente interesse das pessoas em integrar este debate. Nos próximos dias, mais uma oportunidade dessas estará aberta. É que foi iniciado na quarta-feira (26/5) o prazo para o envio de sugestões populares ao projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2022. O PLDO é o plano que contém as estimativas de receitas e despesas do Município, bem como os locais (programas e ações) onde os recursos serão gastos. Até o dia 31 de maio, às 15h, cidadãos e entidades podem enviar propostas de mudança do projeto enviado à Câmara Municipal pela Prefeitura, por meio de formulário eletrônico. A sugestão deverá conter informações suficientes à sua total compreensão, e identificar o dispositivo do projeto que se pretende modificar, com destaque em negrito das alterações realizadas.

Por meio das sugestões, cidadãos e associações ou entidades da sociedade civil podem participar da definição das políticas que orientam o planejamento do governo municipal e as políticas de aplicação dos recursos públicos na oferta de serviços à sociedade. Depois de apresentada, a sugestão popular é analisada pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas e, se estiver de acordo com os padrões previamente estabelecidos, é oficialmente recebida. Conforme parecer da comissão, a sugestão poderá transformar-se em emenda ao texto original enviado pela PBH, ou em indicação ou requerimento.

LDO, LOA e treinamento

A LDO traça um panorama do que a Prefeitura pretende fazer no ano seguinte e já antecipa a expectativa de impactos na arrecadação da Prefeitura. Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (26/5), quando o PLDO 2022 foi apresentado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, foi previsto um cenário negativo para o próximo ano. A receita primária deve ficar em de R$11 bilhões 561 milhões e a despesa primária em R$11 bilhões 575 milhões, o que deverá gerar um déficit primário de R$ 13,56 milhões.

A LDO, entretanto, ainda não é o instrumento que define os valores que serão investidos em cada uma das ações planejadas, mas ela orienta a elaboração desse orçamento final. Esse detalhamento das despesas será descrito na Lei do Orçamento Anual (LOA) 2022, que será elaborada no 2º semestre deste ano, entre os meses de setembro e dezembro. Tanto a LDO quanto a LOA devem responder a um planejamento anterior, feito para um conjunto de quatro anos, chamado PPAG (Plano Plurianual de Ação Governamental), que é revisado anualmente para atualização dos valores, expectativas e prioridades.

Para auxiliar a população na elaboração de sugestões ao PLDO (2022) a Câmara preparou, por meio da Diretoria do Processo Legislativo, com o apoio da Escola do Legislativo e da Superintendência de Comunicação Institucional, um treinamento prático que abordou as formas de participação popular nas peças orçamentárias e as ferramentas para acompanhar sua tramitação na Câmara, destacando os critérios para apresentação de sugestões populares ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022. Aberto à participação da população, o treinamento foi ofertado por meio de uma live realizada no início do mês de maio e que está disponível aqui.

Mudança efetiva

As metas trazidas pela Prefeitura na LDO 2022 estão organizadas a partir de dez grandes áreas de resultado que são: Saúde; Educação; Segurança; Mobilidade Urbana; Habitação, Urbanização, Regulação e Ambiente Urbano; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Cultura; Sustentabilidade Ambiental; Proteção Social, Segurança Alimentar e Esportes e Atendimento ao Cidadão e Melhoria da Gestão; e elas podem servir de parâmetro para orientar os cidadãos no envio de suas sugestões.

O envio de sugestões populares vem a cada ano aumentando na cidade e trazendo assim mudanças efetivas na legislação vigente. Em 2021, sugestão de nº 65 enviada à LDO propôs inserir uma alínea ao art. 2º, da Área de Resultado Sustentabilidade Ambiental, com a seguinte redação: "suporte à execução das metas constantes no Plano de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Pregee), tendo como objetivo a diminuição das emissões antrópicas (de ação humana) de gases de efeito estufa no município de BH". Acolhida integralmente na forma de emenda ao texto, a sugestão faz parte da Lei 11.253/2020.

Acolhida também na forma de emenda à LDO 2021, a sugestão de nº 130 indicava alteração na redação do projeto, propondo o "aprimoramento dos investimentos, com priorização de obras e projetos iniciados e não concluídos, e da prestação de serviços de atendimento à saúde, com humanização dos serviços, qualificação e capacitação dos profissionais atendentes e suporte à implementação do Plano Municipal de Saúde". Ao justificar a sugestão, o proponente lembrou o caso da Maternidade Leonina Leonor, onde foram iniciadas obras, mas a unidade ainda não foi colocada à disposição da sociedade por falta de investimentos específicos para finalizar o projeto. A alteração consta na alínea "a" do inciso 1º, do art. 22, da Lei 11.253/2020.

Mobilização de enfermeiros pelo piso salarial da categoria, em tramitação no Senado Federal