SAÚDE E SANEAMENTO

Secretário de Saúde de BH é novamente chamado para debater avanço da pandemia

Vereadores aprovaram convite a Jackson Machado para audiência pública a ser realizada no dia 31/3, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes

quinta-feira, 25 Março, 2021 - 12:30

Foto: Karoline Barreto/CMBH

O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, foi convidado para participar de uma audiência pública que pretende debater o avanço da pandemia de covid-19 na capital e as medidas de enfrentamento que estão sendo adotadas pelo Executivo Municipal. A audiência será realizada no dia 31 de março, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. O requerimento que solicita a realização do encontro, de autoria do vereador e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, Dr. Celio Fróis (Cidadania), foi aprovado em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (25/3). O secretário havia sido convocado para reunião especial realizada na terça-feira (23/3), mas não compareceu, o que causou indignação de vários parlamentares. No ofício em que justifica a ausência, protocolado duas horas antes do encontro, ele alegou compromissos urgentes em razão do “caos” no sistema de saúde, onde 164 pessoas aguardam leitos e vagas na UTI, e propôs o adiamento da reunião para o dia 22 de abril.

De acordo com o requerimento da audiência, o debate é muito importante pelo fato de a cidade estar passando por momento de extrema gravidade, “o mais letal da pandemia”, e também pela necessidade de se obter “informações detalhadas, centralizadas, baseadas em decisões técnicas, com o cuidado que diz a ciência e a área médica”. A audiência acontecerá de forma remota e espera contar também com a secretária municipal adjunta de Saúde, Taciana Malheiros. “Fiz contato com o secretário Jackson e pedi que viesse nos prestar os esclarecimentos. Também quero comunicar a todos os vereadores para que participem desta audiência”, afirmou Dr. Celio. Segundo Léo (PSL), a vinda do secretário está acertada e será de grande valor para o Legislativo Municipal. “Dr. Jackson não pôde comparecer (na reunião especial), mas jamais se furtou em estar presente na Câmara. Ele e o prefeito Alexandre Kalil (PSD) disseram que é fundamental este tipo de esclarecimento para os vereadores”, afirmou o líder do prefeito na Câmara.

Avanço e combate

Dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura dão conta de que no dia 24 de março, 135.433 pessoas já tiveram a covid-19 em BH, sendo contabilizadas 3.055 mortes. Mais de 200 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina na Capital. De acordo com a PBH, a partir desta sexta-feira (26/3), serão vacinadas pessoas de 74 e 73 anos. No sábado terá início a vacinação de idosos de 72 anos. Outros 82.761 trabalhadores da saúde também já receberam a primeira dose.

O Brasil atingiu, no dia 24 de março, a marca de mais de 300 mil mortos por covid-19 e registrou mais de 90 mil novos casos em um só dia, o segundo maior número desde o começo da pandemia. Minas Gerais já conta mais de 22 mil mortos pela doença, sendo o terceiro estado em maior número de óbitos (atrás de São Paulo e Rio de Janeiro) e o segundo em número de casos, ficando atrás somente de São Paulo.

Transporte Coletivo

Com o objetivo de dar sequência ao trabalho de verificação das condições de funcionamento das estações do Move durante a pandemia, Wilsinho da Tabu (PP) apresentou requerimento em que pede informações sobre as estações São Gabriel e José Cândido da Silveira. O pedido, encaminhado ao Gabinete do Prefeito, solicita, entre outras coisas, que seja informada a dinâmica do controle de entrada e saída dos passageiros nas estações, como é feita a limpeza dos veículos, responsabilidades sobre o distanciamento social nas filas das estações, além do abastecimento e fornecimento de álcool gel para os passageiros.

Segundo o vereador, o pedido foi feito em função da suspenção de visitas técnicas que já estavam sendo realizadas com esse objetivo. “Muitos questionamentos necessitam da resposta imediata do Executivo para que o transporte público não seja um ponto tão forte na veiculação do coronavírus entre os cidadãos de Belo Horizonte”, afirmou o vereador, justificando a solicitação.

Reciclagem

A Comissão de Saúde e Saneamento também aprovou requerimento, da vereadora Duda Salabert (PDT), direcionado à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), que busca esclarecimento em relação à responsabilidade pela realização de manutenção dos galpões das Cooperativas e Associações de Reciclagem de Belo Horizonte. Duda quer saber, entre outras coisas, se a PBH é responsável pelo trabalho, quais os tipos de manutenção executadas pelo Executivo e a quem as associações e cooperativas devem recorrer em caso de necessidade de manutenção.

Segundo site da Prefeitura, “além de destinar socialmente todo o material recolhido na coleta seletiva para as associações e cooperativas de catadores e trabalhadores com materiais recicláveis, integrantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte, a SLU também providencia estruturas (aluguel, construção, reforma de galpões) para a triagem de recicláveis e paga despesas como o aluguel.” Ainda segundo o portal, fazem parte do fórum Asmare, Associrecicle, Coomarp Pampulha, Coopemar Oeste, Coopesol Leste e Coopersoli Barreiro.

Participaram da reunião os vereadores, José Ferreira (PP), Léo e Dr. Celio Fróis, que presidiu remotamente os trabalhos. Confira aqui o resultado da reunião.

4ª Reunião Extraordinária- Comissão de Saúde e Saneamento