VISITAS TÉCNICAS

Áreas verdes atingidas por incêndios serão vistoriadas in loco por vereadores

Queimadas em parques dos Bairros Castelo e São Bento podem ter sido causadas por ação humana; visitas serão nos dias 27 e 29/10

sexta-feira, 23 Outubro, 2020 - 18:00

Foto: Arquivo FMP

Há duas semanas, um incêndio no Parque Ursulina de Andrade Mello assustou os moradores do Bairro Castelo, na Região da Pampulha; favorecidas pela vegetação seca e a baixa umidade do ar, as chamas atingiram grande parte da mata local. Ocorrência semelhante foi registrada no Parque Paulo Beirutti, na Regional Centro-Sul. Para averiguar as condições das áreas, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai percorrer as unidades de conservação nos dias 27 (terça) e 29 de outubro (quinta-feira), a partir das 9h30. Durante as vistorias, a Fundação de Parques Municipais deverá apresentar aos vereadores os relatórios do Corpo de Bombeiros, os planos de Combate a Incêndio e os equipamentos disponíveis para sua execução. As visitas podem ser acompanhadas por qualquer cidadão interessado.

A primeira Unidade de Conservação averiguada será o Parque Municipal Ursulina de Andrade Melo, no Bairro Castelo, na Região da Pampulha, atingida por um incêndio de grandes proporções no dia 5 de outubro, controlado apenas três dias depois. De acordo com o requerente da visita, informações veiculadas pela imprensa apontam a ocorrência de quatro focos simultâneos, sugerindo uma possível ação criminosa. Na ocasião, o presidente da Fundação de Parques Municipais, Sérgio Augusto Domingues, e funcionários responsáveis pela gestão manutenção do Parque deverão apresentar à Comissão o relatório de ocorrência do Corpo de Bombeiros e o Plano de Combate a Incêndios da Unidade, detalhando a infraestrutura e os equipamentos existentes para viabilizá-lo.

O ponto de encontro dos participantes será na portaria do Parque Ursulina de Andrade Melo, localizada à Rua Dr. Sylvio Menicucci, nº 640.

Bairro São Bento

Na quinta-feira, serão verificadas as condições da Unidade de Conservação do Parque Ecológico Paulo Berutti, na Regional Centro-Sul, também atingida por um incêndio. Buracos na cerca da unidade, próximos aos focos de incêndio, também levantaram suspeitas de ação humana; a suposta posse da chave do cadeado por um dos moradores vizinhos da área também será apurada durante a visita. A Fundação de Parques Municipais deverá acompanhar novamente os vereadores, apresentando a mesma documentação da visita anterior, referente a esta Unidade. O encontro dos participantes será na Rua Inspetor José Aparecido, ao lado da Igreja do Bairro São Bento.

As visitas técnicas podem ser acompanhadas por qualquer cidadão interessado.