VISITAS TÉCNICAS

Áreas verdes atingidas por incêndios serão vistoriadas in loco por vereadores

Queimadas em parques dos Bairros Castelo e São Bento podem ter sido causadas por ação humana; visitas serão nos dias 27 e 29/10

sexta-feira, 23 Outubro, 2020 - 18:00

Foto: Arquivo FMP

Há duas semanas, um incêndio no Parque Ursulina de Andrade Mello assustou os moradores do Bairro Castelo, na Região da Pampulha; favorecidas pela vegetação seca e a baixa umidade do ar, as chamas atingiram grande parte da mata local. Ocorrência semelhante foi registrada no Parque Paulo Beirutti, na Regional Centro-Sul. Para averiguar as condições das áreas, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai percorrer as unidades de conservação nos dias 27 (terça) e 29 de outubro (quinta-feira), a partir das 9h30. Durante as vistorias, a Fundação de Parques Municipais deverá apresentar aos vereadores os relatórios do Corpo de Bombeiros, os planos de Combate a Incêndio e os equipamentos disponíveis para sua execução. As visitas podem ser acompanhadas por qualquer cidadão interessado.

A primeira Unidade de Conservação averiguada será o Parque Municipal Ursulina de Andrade Melo, no Bairro Castelo, na Região da Pampulha, atingida por um incêndio de grandes proporções no dia 5 de outubro, controlado apenas três dias depois. De acordo com o requerente da visita, informações veiculadas pela imprensa apontam a ocorrência de quatro focos simultâneos, sugerindo uma possível ação criminosa. Na ocasião, o presidente da Fundação de Parques Municipais, Sérgio Augusto Domingues, e funcionários responsáveis pela gestão manutenção do Parque deverão apresentar à Comissão o relatório de ocorrência do Corpo de Bombeiros e o Plano de Combate a Incêndios da Unidade, detalhando a infraestrutura e os equipamentos existentes para viabilizá-lo.

O ponto de encontro dos participantes será na portaria do Parque Ursulina de Andrade Melo, localizada à Rua Dr. Sylvio Menicucci, nº 640.

Bairro São Bento

Na quinta-feira, serão verificadas as condições da Unidade de Conservação do Parque Ecológico Paulo Berutti, na Regional Centro-Sul, também atingida por um incêndio. Buracos na cerca da unidade, próximos aos focos de incêndio, também levantaram suspeitas de ação humana; a suposta posse da chave do cadeado por um dos moradores vizinhos da área também será apurada durante a visita. A Fundação de Parques Municipais deverá acompanhar novamente os vereadores, apresentando a mesma documentação da visita anterior, referente a esta Unidade. O encontro dos participantes será na Rua Inspetor José Aparecido, ao lado da Igreja do Bairro São Bento.

As visitas técnicas podem ser acompanhadas por qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional