ENFRENTAMENTO À COVID-19

Três audiências vão debater reabertura de bares, eventos e shopping centers

Estará em pauta a flexibilização para bares e restaurantes no dia 24/6; eventos, feiras e turismo em 25/6; e galerias de comércio e shoppings no dia 26/6

quarta-feira, 17 Junho, 2020 - 15:00
mesas do lado externo de estabelecimento comercial

Foto: Pixabay

Em reunião realizada na última terça-feira (16/6), a Comissão Especial de Estudo de Enfrentamento à Covid-19 aprovou 10 requerimentos. Dentre eles, quatro são pedidos de audiências públicas para debater sobre protocolos de reabertura e flexibilização das atividades econômicas voltadas para eventos, feiras e turismo; do setor de bares e restaurantes; de galerias de comércio, como a Galeria Ouvidor e estruturas similares, além de shoppings centers. Também foi aprovada audiência para discutir e obter informações acerca do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos, que tem o objetivo de monitorar a presença do novo coronavírus (SARS-CoV-2) nos efluentes dos municípios de Belo Horizonte e Contagem. Todas as audiências foram solicitadas pelo vereador Gabriel (Patri).

No dia 24 de junho, às 14h, no Plenário Amynthas de Barros, será realizada audiência pública para debater os protocolos de reabertura e flexibilização para bares e restaurantes. Foram convidados para o evento: um representante do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated-MG); o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas – Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo Souza e Silva; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), Paulo Solmucci; o infectologista Estêvão Urbano; o diretor técnico do hospital de campanha de Belo Horizonte, José Carlos Serufo; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato Filho; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis; e o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Em 25 de junho, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, outra audiência tratará da flexibilização e reabertura para eventos, feiras e turismo. São esperados os seguintes convidados: Leo Ziller (Agência Secreto, Bela Vista & Tikal); Aluizer Malab, gestor cultural; José Fernando de Almeida Júnior, do Grupo Meet; Samuel Lloyd, diretor do Mineirão; Alexandre Brandão, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem de Minas Gerais (Abav-MG); Aluísio Mourão Mendes, do Movimenta-se; Guilherme Sanson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG); Jair Aguiar Neto, da BHC&VB (Convention & Visitors Bureau – Belo Horizonte); e Júlio Souza Júnior, da AMEE.

Já a volta do funcionamento de galerias de comércio, como a Galeria Ouvidor, estruturas similares e shoppings centers será discutida no dia 26 de junho, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes.

Por fim, em 14 de julho, às 10h, também no Plenário Helvécio Arantes, uma audiência buscará analisar e obter informações sobre o projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos, que visa verificar a presença do SARS-CoV-2 (novo coronavírus) nos efluentes de Belo Horizonte e Contagem. Segundo o parlamentar solicitante, a realização do evento se justifica pela necessidade de ampliar o conhecimento do Colegiado acerca da iniciativa. “Esse projeto é proveniente do Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis - UFMG), em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)”, concluiu.

Na lista de convidados, estão: a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias; o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Eduardo Amaral Pereira da Silva; o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis – UFMG), Carlos Chernicharo; a diretora- geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marilia Carvalho de Melo; e o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Carlos Eduardo Tavares de Castro.

Pedidos de informação

Durante a reunião também foram aprovados quatro pedidos de informação, todos direcionados ao Gabinete do prefeito Alexandre Kalil. O vereador Gabriel solicitou esclarecimentos sobre as atividades econômicas e suas fases de reabertura, além de informações sobre contatos do Executivo Municipal com a startup mineira que desenvolve teste de Covid-19 que fica pronto em 15 minutos e custa menos de R$ 50 (ou com empresa que desenvolva iniciativa similar).

Foram aprovados, ainda, dois pedidos de informação de autoria do vereador Fernando Borja (Avante). Um deles busca obter informações referentes ao planejamento do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 e do Comitê de Retomada em relação às atividades econômicas ainda não contempladas pela política de flexibilização adotada pela Prefeitura, bem como sobre as novas etapas de reabertura e os protocolos sanitários a serem adotados por cada setor. A outra solicitação refere-se a dados referentes aos critérios utilizados para abertura de alguns shoppings populares (como o Shopping Oiapoque), em detrimento de outros centros comerciais com as mesmas estrutura e descrição de atividade econômica.

Participaram da reunião, de forma presencial, os vereadores Elvis Côrtes (PSD), Fernando Borja, Gabriel, Jair Di Gregório (PDS), Jorge Santos (Republicanos), Léo Burguês de Castro (PSL), Preto (DEM) e Professor Juliano Lopes (PTC). Tiveram presença remota os vereadores Bella Gonçalves (Psol), Dr. Bernardo Ramos (Novo) e Wesley Autoescola (Pros).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.