ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Comissão Especial criada para acompanhar combate à pandemia elege presidente e relator

Escolhas se deram por unanimidade. Gabriel vai conduzir os trabalhos; Fernando Borja ficou com a relatoria

sexta-feira, 22 Maio, 2020 - 15:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Os vereadores Gabriel (Patriotas) e Fernando Borja (Avante) foram eleitos, por unanimidade, respectivamente, presidente e relator da Comissão Especial de Estudo - Enfrentamento da Covid-19. A escolha dos dirigentes aconteceu durante a primeira reunião realizada na manhã desta sexta-feira (22/5). Além dos parlamentares eleitos, integram também da Comissão, e estiveram presentes na reunião, Bella Gonçalves (Psol), Jair Di Gregório (PSD) e Professor Juliano Lopes (PTC). Na suplência estão os vereadores Autair Gomes (PSD), Dr. Bernardo Ramos (Novo), Edmar Branco (PSB), Pedrão do Depósito (Cidadania) e Wesley Autoescola (Pros). Ainda neste primeiro encontro, os vereadores definiram outras questões para a viabilidade dos trabalhos, como o dia da semana, o horário e a periodicidade das reuniões. Ficou deliberado que os encontros serão semanais, às terças-feiras, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes. Confira aqui o resultado completo da reunião.

Fortalecimento do Legislativo e agilidade nas ações

A Comissão Especial de Estudo que irá analisar as ações de enfrentamento da Covid-19 em BH foi uma iniciativa do vereador Fernando Borja, que nas últimas semanas recolheu as assinaturas necessárias para a sua implantação. De acordo com o parlamentar, a Comissão é uma oportunidade para os vereadores exercerem o seu papel e fortalecerem a Câmara Municipal na cidade. Para Borja, desde o início da pandemia o papel da Câmara Municipal tem sido muito reduzido, embora na maioria das vezes, os 41 vereadores eleitos estejam muito mais próximos da população do que o próprio prefeito e o vice-prefeito. “Tem muita gente sofrendo e por várias causas. Seja por causa do problema de saúde, por causa do problema econômico, por causa do problema de saúde mental, por causa do crescimento da violência dentro das casas – violência contra a mulher, abuso infantil, abuso sexual, ou seja, nós precisamos agir, pois muitas pessoas não estão sendo ouvidas”, declarou.

Desigualdades

Também os vereadores Professor Juliano Lopes e Bella Gonçalves concordaram com a relevância da criação da Comissão, e lembraram que é preciso pensar e debater a questão da pandemia também a partir da realidade das periferias da cidade, onde muitas vezes a recomendação para o isolamento social é uma prática difícil de concretizar. “Acho importante que a gente requisite dados que tenham recorte de gênero, raça e território para a gente perceber qual é o impacto em cada camada da população e como a desigualdade tem afetado no acesso à saúde e às condições de saúde”, justificou.

Diálogo, responsabilidade e foco na cidade

Para o vereador Gabriel, o trabalho a ser feito pelos parlamentares exige muita responsabilidade. Segundo ele, o foco da Comissão será a cidade de BH e sua promessa é de que irá conduzir os trabalhos com equilíbrio, democracia e diálogo, colocando a cidade em primeiro lugar.

O parlamentar pediu ainda para que os requerimentos (solicitações de informações e audiências públicas) sejam feitos com antecedência à Comissão, e afirmou esperar a participação de representantes de casas legislativas da Região Metropolitana e de órgãos e entidades dos governos federal e do estado. Para o vereador, a participação da Agência Metropolitana do Governo do Estado, por exemplo, é fundamental na contribuição para as ações. “Belo Horizonte não é ilha. Se a gente vai reabrir na segunda-feira (possibilidade colocada pela PBH), e não tomar os devidos cuidados podemos dar um passo na direção de um abismo. Por isso é necessário dialogar”, avaliou Gabriel, lembrando que BH faz limites com vários outros municípios.

O próximo encontro da Comissão ficou agendado para a terça-feira, (26/5), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, quando deverá ser apresentado o plano de trabalho do grupo.

Assista ao vídeo com a íntegra da reunião.

1ª Reunião - Comissão Especial de Estudo: Enfrentamento da Covid-19