INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Ações da CMBH no enfrentamento à Covid-19 ganham destaque no Portal

Seção especial, disponível na página principal, facilita o acompanhamento das atividades e do funcionamento do Legislativo

segunda-feira, 11 Maio, 2020 - 18:15

Para garantir que o cidadão se mantenha atualizado sobre a atuação e as contribuições da Câmara de BH para o enfrentamento do novo coronavírus, foi criado no Portal CMBH um espaço exclusivo de informações sobre o tema, contendo as proposições legislativas, deliberações e portarias sobre o funcionamento da Casa, medidas internas de prevenção e dados de fontes oficiais sobre a doença. No mesmo local, é possível assistir na íntegra os vídeos das reuniões especiais entre vereadores, Prefeitura e diferentes setores da sociedade e acessar todas as notícias produzidas pela Superintendência de Comunicação Institucional. O banner, de cor azul, está localizado no centro da página principal do Portal CMBH.

Ao clicar sobre o banner Coronavírus - Atuação da Câmara de BH, o usuário tem acesso à página inicial da seção; à direita da tela, é oferecido um menu para a seleção das opções de consulta e acompanhamento. A opção Sobre a Covid-19 contém informações sobre a pandemia: o que é o novo coronavírus, os sintomas da infecção, como se dá a transmissão e o contágio e como preveni-los, grupos de risco e possíveis complicações da doença. Também são apresentados os instrumentos e recursos disponíveis para o diagnóstico e o tratamento, atualizados conforme o desenvolvimento das pesquisas, as novas descobertas e avanços obtidos.

Ações Legislativas

Por meio desta opção, estão listados todos os projetos de lei, indicações e outras proposições que foram ou venham a ser apresentadas sobre o tema, dispondo sobre a prevenção e combate ao vírus e a redução dos impactos econômicos, sociais e humanitários da crise gerada pela pandemia no Município. Nesta subseção, além de conhecer o conteúdo e acompanhar a tramitação das propostas, o cidadão pode ainda assistir na íntegra os vídeos das reuniões especiais realizadas pela Câmara para discutir a questão com diferentes segmentos e setores atingidos pela crise e fiscalizar as ações do Poder Executivo.

Informações sobre medidas administrativas para economia de recursos e repasses financeiros da Câmara para contribuir no enfrentamento da situação também podem ser acessadas por meio desta opção.

Funcionamento

Aqui, é possível conferir os atos normativos – deliberações e portarias, elaboradas e publicadas pela Mesa Diretora com o intuito de regulamentar o funcionamento da Casa, impondo medidas para conciliar o desempenho das atividades-meio e das atividades-fim da instituição com a segurança dos parlamentares, dos servidores e da população.

Ações internas

As medidas adotadas pela gestão da Câmara para evitar a propagação da Covid-19 e proteger o público interno e externo - reforço da higienização de ambientes e equipamentos, disponibilização de insumos para prevenção do contágio nas atividades presenciais, redução da circulação, suspensão de atividades que promovam a aglomeração de pessoas, instituição do trabalho remoto e cursos de capacitação a distância e proteção dos grupos de risco, entre outras,- estão relacionadas nesta subseção. O conteúdo inclui ainda informações sobre o Comitê de Prevenção, Acompanhamento e Controle da Covid-19, responsável pelo acompanhamento do quadro epidemiológico, revisão e proposição de ações para evitar o contágio no âmbito da CMBH.

Notícias

O menu oferece ainda a opção Notícias, onde são disponibilizados links para todos os conteúdos produzidos pelos jornalistas da Casa, referentes à divulgação e cobertura de reuniões e atividades parlamentares, atos e decisões da Mesa Diretora, apresentação de projetos e outros assuntos relacionados.