VISITA TÉCNICA

Visita ao COP vai apurar ações empreendidas diante da calamidade das chuvas

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), da Prefeitura, atua em grandes catástrofes, dentre outras atribuições

quarta-feira, 5 Fevereiro, 2020 - 13:30
Sala do Centro de Operações de Belo Horizonte

Foto: Breno Pataro/CMBH

Averiguar as ações empreendidas pelo Município diante da situação de emergência e calamidade pública em Belo Horizonte, devido às últimas chuvas. Esse é o objetivo da visita técnica que será realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor ao Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), nesta quinta-feira (5/2), às 9h30, na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, nº 900-1050, no Bairro Buritis (Região Oeste de Belo Horizonte). O requerimento que solicita a visita foi assinado pelos vereadores Bella Gonçalves (Psol), Cida Falabella (Psol), Maninho Félix (PSD), Mateus Simões (Novo) e Pedro Patrus (PT).

“Nas últimas semanas, a cidade e a população de Belo Horizonte têm sofrido com os alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos em decorrência dos efeitos das tempestades e chuvas intensas sobre a cidade e como consequência das injustas formas historicamente adotadas para a construção da cidade”, explicou a justificativa do requerimento.

Os parlamentares também lembraram que a situação de emergência foi reconhecida pelo Município por meio do Decreto n° 17.261, de 21 de janeiro de 2020. Em visitas técnicas anteriores, os vereadores apuraram que, especialmente nas áreas periféricas, os danos existenciais, sociais e econômicos gerados pela situação das chuvas afetam “uma complexa gama de direitos e garantias fundamentais e a própria cidadania” e, de maneira especial e diferenciada, as minorias sociais, possivelmente menosprezadas devido a questões envolvendo classe, gênero e raça.

COP

Segundo informações da Prefeitura, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) é um espaço estratégico de tomada de decisões, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, tendo sido criado em junho de 2014. Ele reúne 13 instituições públicas (seis municipais, seis estaduais e uma federal) e uma da iniciativa privada, em sua Sala de Controle Integrado (SCI). O Centro funciona 24 horas por dia, todos os dias, e busca atuar no dia a dia da cidade em grandes eventos, catástrofes e crises, com uma gestão integrada e inteligente de problemas públicos de segurança, fiscalização, mobilidade, serviços urbanos, defesa civil, emergências em saúde etc.