Câmara Cultural

Exposição retrata o cooperativismo através do cotidiano de trabalhadores

Fotografias representam impactos sociais e econômicos de cooperativas instaladas em municípios mineiros

segunda-feira, 14 Julho, 2025 - 15:30
artes em exposição sobre cooperativas na câmara de bh

Foto: Cristina Medeiros/CMBH

 “Sua fotografia é guiada pelo olhar humano - aquele que busca, nos gestos e expressões, a profundidade das histórias vividas”. Assim é definido o trabalho do fotógrafo Milton Lima, que assina os retratos da exposição “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, em cartaz pelo Câmara Cultural. A mostra é composta por 20 fotografias, tiradas durante o período de três meses em que Milton percorreu cidades mineiras ouvindo histórias sobre o trabalho coletivo. As fotos buscam representar principalmente as pessoas que se sustentam e ajudam a desenvolver o cooperativismo no estado, através de um olhar sensível e poético, do próprio fotógrafo e também dos fotografados. Além das imagens, os visitantes podem assistir a um vídeo produzido pelo Sistema Ocemg com depoimentos sobre a atuação das cooperativas, e como elas impactam a sociedade e economia. A exposição ainda apresenta dados do cooperativismo em Minas Gerais, que podem ser encontrados também em uma revista disponível para quem quiser se inteirar mais sobre o assunto. A exibição está em cartaz no Plenário Paulo Portugal até a terça-feira (15/7), de 8h às 17h, com entrada gratuita.

Impacto social

A exposição acentua alguns pilares do cooperativismo, com programas e ações desenvolvidos nas comunidades visitadas por Milton Lima. Dentre esses, o impacto social na vida da população local é um dos principais destaques, como é o caso da cidade de Morada Nova de Minas, que, segundo a apresentação, se transformou no maior produtor de tilápia do país, graças ao cooperativismo.

São Roque de Minas é outro município que faz parte da mostra, como uma das cidades mais cooperativas do Brasil. Lá se aprende sobre cooperativismo desde cedo nas escolas, conhecimento que é cultivado ao longo da vida e ajuda a fortalecer o senso de união e cooperação da população. 

Belo Horizonte também está representada na exposição, com fotos de um projeto social mantido pelo Instituto Unimed-BH, que oferece aulas gratuitas de balé clássico, jazz, percussão e danças urbanas para crianças e jovens do Morro das Pedras, na região Oeste. Ainda na capital mineira, através das fotografias também conhecemos o trabalho da “Sabor do Canto”, cooperativa que nasceu com o objetivo de “dar novos rumos” à vida de pessoas em situação de rua.

Sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável, com iniciativas e programas de incentivo nas cooperativas, também está presente. O Programa Nascente Viva, por exemplo, foi criado a partir da demanda de cooperados do município de Santa Luzia, que tiveram suas vidas impactadas por uma crise hídrica em 2015. Desde então, a ação recuperou dezenas de nascentes, garantindo água para a agricultura familiar.

Outra ação voltada para a sustentabilidade é o MinasCoop Energia, em que as cooperativas são incentivadas a construir usinas fotovoltaicas para suprir sua demanda energética e, ao mesmo tempo, doar parte da energia gerada para instituições filantrópicas. Milton Lima percorreu os municípios de Cristália e Botumirim, no Norte de Minas, onde retratou produtores locais que utilizam a energia limpa gerada pelas usinas.

Nas cidades do Sul de Minas e Zona da Mata, o destaque foi a produção de café. Nessas regiões, as cooperativas buscam garantir um cultivo sustentável e a qualidade do produto. Os cafezais marcam presença em várias fotografias, mostrando a importância que essa cultura representa para as cooperativas mineiras.

Protagonismo feminino

Um terceiro pilar do cooperativismo, que é bem representado na exposição, é o protagonismo feminino, com fotos do trabalho das integrantes do "Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade" (Mobi) na cidade de Poço Fundo. Nesse município, as trabalhadoras produzem o "Café Feminino" e, para além da lavoura, transformam a borra e a palha oriundas da produção em obras de arte e artesanato.

A exposição “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor” faz parte de um circuito nacional realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), em celebração ao Dia Internacional das Cooperativas (5 de julho) e ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Superintendência de Comunicação Institucional

Exposição temporária "Cooperativas constroem um mundo melhor"

Tópicos: