VISITAS DA SEMANA

Serão avaliados problemas relativos a escolas, centros de saúde e trânsito

Além de pontos de ônibus na Av. Amazonas, as comissões fiscalizarão imediações da BR 040, no Bairro Califórnia

quinta-feira, 28 Novembro, 2019 - 14:45

Foto: Divino Advincula / PBH

Condições estruturais e de atendimento em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) no Bairro Camargos e Região do Barreiro; condições viárias e de trânsito nos Bairros Planalto e Jardim Vitória; segurança de pontos de ônibus em trecho da Avenida Amazonas; funcionamento e acessibilidade de centros de saúde nos Bairros Maria Goretti e São Paulo serão foco de visitas técnicas das comissões temáticas da Câmara Municipal, nesta semana, até dia 6 de dezembro. Após as visitas, os vereadores encaminharão relatório sobre as vistorias aos órgãos competentes, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para atender às demandas da população.

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana realiza, nesta terça-feira (3/12), às 9h, visita técnica à Rua M, próximo ao entroncamento com a Rua Maria M. de Souza, Bairro Madri. Requerida pelo vereador Carlos Henrique (PMN), a visita tem por finalidade averiguar o direito urbanístico local.  Foram convidados representantes da Urbel e da Regional Norte.

Escolas municipais

Ainda na terça (3/12), às 10h, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vistoriará a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Santa Maria, à Rua João Batista Vieira, 720, Bairro Camargos. Na quarta-feira (4/12), no mesmo horário, a Comissão fiscalizará a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Solar Rubi, à Avenida Warlei Aparecido Martins, 730, Solar do Barreiro. O objetivo das visitas, requeridas pelo vereador Irlan Melo (PL) a pedido de munícipes e profissionais da Educação, é vistoriar as condições estruturais, de higiene, atendimento, inclusão e segurança dos estudantes. As vistorias foram motivadas por demandas dos munícipes relativas a fiscalização, com foco principalmente nas condições de segurança, trabalho dos profissionais que atuam na unidade e qualidade dos serviços prestados pelo poder público à população. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Educação, Regionais Oeste e Barreiro, respectivamente, e Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência de Belo Horizonte.

Na sexta-feira (6/12), às 10h, a Comissão realizará visita técnica ao Centro de Desenvolvimento Humano, à Rua Sertões, 147, Bairro Prado, com a finalidade de conhecer o trabalho dessa Organização da Sociedade Civil (OSC) e avaliar a possibilidade de firmar parceria ou outra forma de apoio ao poder público. O Crepúsculo é uma OSC, sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte, que oferece às pessoas com deficiência desenvolvimento motor, intelectual, emocional, relacional e social, ampliando suas formas de comunicação e de inter-relacionamento com a comunidade. Foram convidados para a visita, requerida pelo vereador Álvaro Damião (DEM), representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e Secretaria Municipal de Cultura.

Centros de saúde

A Comissão de Saúde e Saneamento realizará, nesta terça-feira (3/12), às 9h, visita técnica ao Centro de Saúde Maria Goretti, à Rua Barreiro Grande, 57, Bairro Maria Goretti, Segundo o requerente da visita, vereador Ricardo da Farmácia (Avante), o objetivo da vistoria é apurar as condições gerais de funcionamento da unidade, especialmente quanto às condições de acessibilidade.

Na quinta (5/12), às 9h, a Comissão vistoriará o Centro de Saúde São Paulo, à Rua Angola, 357, Bairro São Paulo. Segundo Ricardo da Farmácia, que solicitou a visita, a finalidade é apurar as condições gerais de funcionamento da unidade, especialmente no que se refere à acessibilidade. Às 10h, será realizada pela Comissão visita técnica ao Centro de Saúde Califórnia, à Avenida das Castanholas, 277, Bairro Califórnia. O objetivo da visita, requerida pelo vereador Hélio da Farmácia (PHS), é averiguar as condições de funcionamento da unidade. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Distrital de Saúde, Centro de Saúde Califórnia e Regional Noroeste.

Trânsito

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará, na terça (3/12), às 11h, visita técnica à Rua Dr. José Ferolla, no trecho entre as Ruas Miguel Aranha de Azevedo e Wilson Soares Fernandes, no Bairro Planalto; e na quarta-feira (4/12), às 11h, fiscalizará o trecho entre as Ruas 704 e Maria de Lourdes de Pinho, no Bairro Jardim Vitória. Na oportunidade, serão vistoriadas as condições de trânsito nos referidos trechos, que recebem grande fluxo de veículos e onde não há sinalização vertical nem horizontal. Vale ressaltar que nesses locais existem escolas, que ficam expostas diariamente ao risco de acidentes, devido à falta de sinalização. Foram convidados para as visitas, requeridas pelo vereador Edmar Branco (Avante), representantes da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Subsecretaria de Assuntos Institucionais, Secretaria Municipal de Educação, Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Coordenação e Gerência de Educação das Regionais Norte e Nordeste, e Escola Municipal Tristão da Cunha e Colégio Cristão. Na primeira visita, o ponto de encontro será na Rua Dr. José Ferolla, 80, Bairro Planalto; e na segunda, na Rua Otávio Bernardes, 59, Bairro Jardim Vitória.

Na quarta (4/12), às 13h a Comissão também visitará a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tirol, à Rua Solferina Ricci Pace, 70, no Bairro CDI Jatobá, Região do Barreiro. Segundo requerimento do vereador Irlan Melo (PL), que solicitou a visita, foram recebidas diversas demandas de cidadãos e profissionais da Educação, reclamando que o trânsito não flui no local e que falta sinalização. Foram convidados representantes da BHTrans e Regional Barreiro.

Ainda na quarta (4/12), às 9h, a Comissão de Administração Pública vistoriará o Conjunto de edifícios localizados à Rua Reserva, 20, no Bairro Jaqueline. O objetivo da vistoria, requerida pelo vereador Carlos Henrique (PMN), é averiguar possíveis descumprimentos contratuais desde a data de entrega dos imóveis, conforme relatos dos moradores. Foram convidados para a visita representantes da Urbel, Regional Norte, Construtora Marka e Caixa Econômica Federal.

Na sexta-feira (6/12), às 10h, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vistoriará a Rua João Batista Viana, na interseção com Avenida Bráulio Gomes Nogueira, Bairro Tirol, Região do Barreiro. Conforme explica o requerente da visita, vereador Wesley Autoescola (PRP), a rua é uma interseção de duas vias de mão dupla, onde transita grande número de pedestres, gerando conflitos na circulação de veículos particulares, vans escolares e transeuntes. Foram convidados representantes da BHTrans, Subsecretaria de Assuntos Institucionais, Regional Barreiro e moradores.

Pontos e linhas de ônibus

Na quinta-feira (5/12), às 10h, serão fiscalizados pela Comissão pontos de ônibus na Avenida Amazonas, 3203, também a requerimento do vereador Irlan Melo (PL). A visita foi motivada por relatos de munícipes sobre falta de condições de acessibilidade, segurança e eficiência nesses pontos. Foram convidados representantes da Regional Oeste, BHTrans, Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Guarda Municipal.

Eliminar ou pelo menos, diminuir o risco de acidentes na BR-040 é o objetivo de outra visita técnica na quinta (5/12), às 11h30, à Rua Sebastião Fernandes Brandão, 20, Bairro Califórnia. Na oportunidade, será avaliada a proposta de construção de um túnel sob a BR-040, ligando o Bairro Califórnia "velho" (Rua João Ernesto Pereira, esquina com Rua Sebastião Fernandes Brandão) ao Bairro Califórnia II (Rua das Violas, esquina com a Av. das Castanholas). Segundo o parlamentar, a construção do túnel possibilitará o acesso dos moradores ao posto de saúde localizado no Bairro Califórnia I, evitando, assim, riscos à população ao atravessar a rodovia. Foram convidados para a visita, requerida pelo vereador Wesley Autoescola (PRP), representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, BHTrans, Regional Noroeste, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Via 040, Arena MRV, Sudecap, Batalhão de Polícia Miltar Rodoviária, Associação de Moradores do Bairro Califórnia e Associação de Moradores do Bairro Califórnia.

Na sexta-feira (6/12), às 11h, a Comissão visitará a Rua Maria Silva Gomes, 125, no Bairro Tirol, a fim de verificar a possibilidade de implantação de uma linha de ônibus para atender a população local. Conforme explica o vereador Irlan Melo (PL), que requereu a visita, os ônibus que circulam pela Avenida Nélio Cerqueira, em direção às Estações Barreiro e Diamante, não atendem confortavelmente os moradores do entorno da Rua Maria Silva Gomes. Foram convidados representantes da Regional Barreiro e BHTrans.

Superintendência de Comunicação Institucional