Comissão cobrará da BHTrans revitalização de faixas de pedestre em cruzamento
Será solicitada, ainda, a adequação da altura de um redutor de velocidade para garantir a segurança da população
Foto: Bernardo Dias / CMBH
A sinalização da Avenida Raul Mourão, esquina com Rua Professor Carlos Tunes, no Bairro Palmeiras, Região Oeste da capital, foi foco de visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quarta-feira (13/11). Na visita, a BHTrans recomendou a revitalização de placas e faixas de pedestre, bem como adequação da altura de um redutor de velocidade na avenida, a fim de garantir a segurança das pessoas que transitam no local.
Segundo o gerente da BHTrans nas Regionais Barreiro e Oeste, Anderson Leal, e o assessor da presidência da empresa, Marcos Vinícius da Silva, no que se refere à solicitação da comunidade de instalação de um semáforo no cruzamento, não há fluxo de veiculos que justifique a instalação do mesmo no referido trecho, conforme o que estabelece Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Assim, o semáforo seria a última alternativa para garantir a segurança da população.
Na oportunidade, a BHTrans constatou, então, a necessidade de revitalização de todo o entorno do cruzamento entre a Avenida Raul Mourão e Rua Professor Carlos Tunes, com a renovação de placas e faixas de pedestres do chão, o rebaixamento de passeios para o acesso de pessoas com deficiência e a adequação de um redutor de velocidade localizado na avenida para o tamanho padrão, aumentando a sua altura. Para Leal, a revitalização da sinalização oferecerá maior segurança ao pedestre.
Caso o problema não se resolva com a medida proposta, a BHTrans apresentou como alternativa a possibilidade de mudança de direção da via oposta à Rua Professor Carlos Tunes para mão única, visando, assim, a diminuição de conflitos nas conversões.
Encaminhamentos
Conforme observou o vereador Jair Di Gregório (PP), que requereu a visita, todas as vias do trecho vistoriado são de mão dupla, não sendo necessário transformá-las em mão única, considerando que o local é uma área comercial, devendo-se facilitar-se o fluxo de veículos para moradores e comerciantes. O que verificou-se foi a necessidade de revitalizar faixas de pedestre, placas de parada obrigatória e um quebra-molas, que ficou fora do padrão devido ao número de recapeamentos, que provocaram um desgaste em sua estrutura, deixando-o mais baixo. “Assim, serão enviados ofícios pela Comissão à Prefeitura, a fim de reforçar as demandas e agilizar o seu atendimento”, concluiu.
Também esteve presente na visita o assessor da Coordenadoria da Regional Oeste, Leonardo Melo.
Superintendência de Comunicação Institucional