AUDIÊNCIAS EXTERNAS

Câmara vai aos Bairros Betânia e Capitão Eduardo debater problemas da comunidade

Comissões abordarão, respectivamente, a insegurança pública e a necessidade de melhorias na infraestrutura; reuniões serão às 19h

sexta-feira, 22 Novembro, 2019 - 16:30
Imagem mostra rua Úrsula Paulino, no Bairro Betânia, e a fachada da Paróquia São Sebastião

Foto: Google Streetview

Com o intuito de fortalecer o relacionamento entre o Legislativo e a população, as comissões temáticas da Câmara de BH realizam audiências públicas no próprio local para debater os problemas apontados por moradores e outros interessados, com a presença de representantes da Prefeitura e outros órgãos pertinentes. Na próxima quarta e quinta-feira (27 e 28/11), vereadores reunirão poder público e comunidade nos Bairros Betânia e Capitão Eduardo, onde serão abordados, respectivamente, a “calamidade” na segurança e as deficiências na prestação de serviços públicos. As reuniões são públicas e abertas a qualquer cidadão e, para facilitar a participação dos interessados, serão realizadas no período noturno, a partir das 19h.

Por solicitação do vereador Pedro Bueno (Pode), a Comissão de Administração Pública irá ao Bairro Betânia e adjacências, na Região Oeste da capital, para ouvir moradores e comerciantes que apontam o aumento de ocorrências de roubos, assaltos, arrombamentos em residências e estabelecimentos comerciais e até mesmo tiroteios no local. O “caos” na segurança pública, de acordo com as denúncias, vem espalhando medo na comunidade e pondo em risco sua integridade física e patrimônio material. A reunião será no dia 27 de novembro, a partir das 19h, na Paróquia de São Sebastião, situada na Rua Úrsula Paulino, nº 1555, Bairro Betânia.

Para ouvir a população, fornecer informações e sugerir soluções para o problema, foram convidados o secretário municipal de Segurança e Prevenção; o coordenador de Administração Regional Oeste; os comandantes da Guarda Civil Municipal e do 52º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais; a chefe do departamento sudoeste da Fundação de Parques Municipais; o coordenador de Administração Regional Oeste; Associação Ame Vila Betânia; Associação de Moradores do Bairro Havaí; Grupo Amigos do Parque Jacques Costeau, além de moradores e comerciantes.

Serviços públicos no Capitão Eduardo

No dia seguinte (28/11), a requerimento de Nely Aquino (PRTB) e Edmar Branco (Avante), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário promoverá uma reunião entre os moradores do Bairro Capitão Eduardo, na Regional Nordeste, e as autoridades competentes para apurar reclamações referentes à falta de iluminação pública em alguns pontos, falta de pavimentação, falta de água e de uma linha suplementar de ônibus para atender os que residem na parte alta do bairro.

Os problemas apontados e a necessidade de melhorar a prestação de serviços públicos no local poderão ser relatados e reivindicados pela própria comunidade aos órgãos competentes - Secretaria Municipal de Obras e lnfraesfrutura; Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste; Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horuizonte (BHTrans). O encontro está agendado para as 19h30, na Igreja Assembleia de Deus (Rua dos Coqueiros, nº 500, Bairro Tiradentes/Capitão Eduardo).

Superintendência de Comunicação Institucional