TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Atropelamento de mãe e filho por ônibus no Céu Azul será tema de audiências

Comissão quer obter esclarecimentos sobre a tragédia e avaliar seus desdobramentos; segurança de ciclistas também será debatida

quinta-feira, 28 Novembro, 2019 - 19:30

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Requerida pela presidente da Câmara de BH, vereadora Nely Aquino (PRTB), foi aprovada a realização de audiência pública para obter informações e esclarecimentos junto a órgãos e entidades responsáveis pelo transporte público de BH e outros envolvidos a respeito do acidente que causou a morte do garotinho Guilherme Marlon Lisboa Muniz, de um ano e 11 meses, atropelado por um ônibus junto com sua mãe na noite de 24 de novembro no Bairro Céu Azul, Região de Venda Nova. O encontro será no próximo dia 5 de dezembro, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

A tragédia volta à pauta no dia 12 de dezembro, às 9h30, na audiência que avaliará as causas e os desdobramentos dos acidentes com ônibus na capital. Autor do requerimento, Jair Di Gregório (PP) aponta a ausência de agente de bordo como uma das principais causas dessas ocorrências, já que uma de suas funções é observar a entrada e saída dos passageiros e orientar o motorista sobre a abertura e o fechamento das portas. Também lamentando o episódio, o presidente da Comissão, Wesley Autoescola (PRP), lembrou a queda do ônibus em um córrego do Bairro Mangueiras no final do ano passado, que também provocou vítimas fatais, e reforçou a importância de debater o assunto.

Com relação aos agentes de bordo, foi registrado o recebimento de um ofício do presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) referente à contratação de 500 novos profissionais, comunicada à empresa pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SETRABH), representante das quatro concessionárias que operam o serviço em Belo Horizonte.

Foi cancelada a pedido dos requerentes, Wesley Autoescola, Jair Di Gregório e Professor Juliano Lopes (PTC), a audiência publica que debateria questões relativas ao Transporte Suplementar e sua integração com o Metrô, que estava prevista para o dia 12 de dezembro.

Segurança de ciclistas

Outra audiência aprovada, requerida por Jorge Santos (PRB), vai reunir órgãos e entidades pertinentes para avaliar e debater a necessidade de instalação e/ou revitalização da sinalização vertical e horizontal que alerta motoristas e transeuntes sobre a presença de ciclistas em treinamento na orla da Lagoa da Pampulha. A solicitação, segundo o autor, foi motivada pelos inúmeros acidentes que já ocorreram no local. O encontro será no dia 19 de dezembro, às 14h, no Plenário Helvécio Arantes.

Questões viárias no Barreiro

Por solicitação do Professor Juliano Lopes (PTC), a Comissão vai verificar no dia 9 de dezembro a possibilidade da abertura de uma via ligando os Bairros Lindeia e Itapuã, na Região do Barreiro, e questionar a Prefeitura sobre a existência de projeto viário para o local. A visita técnica terá início às 11h, na Rua Antônio de Souza Gomes, nº 77, Bairro Lindeia. Na mesma data, serão avaliadas as condições de segurança do trânsito na Av. Expedito de Faria Tavares, esquina com Rua Wanderley de Sales Barbosa, no Bairro Tirol, na mesma regional. Requerida por Wesley Autoescola (PRP), a fiscalização será realizada no próprio local, a partir das 10h.

Antes, no dia 6 de dezembro, outra vistoria requerida pelo presidente vai averiguar a interseção das vias de mão dupla Rua João Batista Viana e Avenida Bráulio Gomes Nogueira, também no Bairro Tirol, onde o fluxo intenso de pedestres, veículos particulares e vans escolares vem gerando conflitos e pondo em risco a segurança dos usuários. A atividade terá início às 10h, no endereço mencionado. Todas as visitas técnicas são abertas ao público e podem ser acompanhadas por qualquer cidadão interessado.

Obras viárias

Wesley Autoescola solicitou ainda o encaminhamento de pedido de informação sobre o andamento da reforma da Praça São Vicente, localizada ao lado do Anel Rodoviário, na Região Noroeste da capital. A obra foi conquistada pela comunidade do Bairro Padre Eustáquio no Orçamento Participativo (OP) de 2008, e inclui a continuação das pistas marginais do Anel Rodoviário com a construção de dois novos viadutos sobre a Rua Pará de Minas e de duas trincheiras para retorno. Na resposta, a Prefeitura deverá detalhar quais são as pendências, se há projeto pronto e qual a perspectiva de prazo para a execução das intervenções.

Antes de encerrar a reunião, o presidente comunicou o recebimento de resposta da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) ao pedido de informação assinado por ele e os colegas Jair Di Gregório e Fernando Luiz (PSB) solicitando dados sobre as intervenções realizadas pela companhia nos últimos 12 meses que geraram impactos sobre o sistema viário, especialmente sobre a pavimentação asfáltica e a pavimentação de calçadas; e de resposta da Prefeitura ao pedido de informação do vereador Gabriel (PHS) referente aos impactos e à duração das obras da Rua Simão Tamm, no Bairro Cachoeirinha.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

40ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário