POLÍTICA URBANA

Construção do Complexo Logístico da Vallourec, no Barreiro, será tema de quatro audiências

Implantação de uma Casa de Regime Semiaberto, no Bairro Tirol, será discutida com moradores da região em audiência pública externa

segunda-feira, 30 Setembro, 2019 - 16:30

Foto: Karoline Barreto / CMBH

Os impactos da construção do Complexo Logístico da Vallourec, na Região do Barreiro, serão discutidos em quatro audiências públicas externas entre os dias 15 e 24 de outubro. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (30/9) pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. Na mesma reunião, os parlamentares decidiram favoravelmente à realização de audiência pública externa para debater a transferência de uma Casa de Regime Semiaberto para o Bairro Tirol. Também a destinação do lixo reciclável e as políticas para produção de artesanato a partir desses materiais serão discutidas em audiência pública da mesma comissão no mês de outubro. Confira aqui o resultado completo da reunião.

Moradores do Barreiro estão apreensivos quanto aos impactos que o Complexo Logístico da Vallourec poderá causar na região. Tendo em vista a preocupação da comunidade local, o vereador Pedrão do Depósito (Cidadania) requereu a realização de quatro audiências públicas externas para que o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil possam debater o tema. A primeira audiência será no dia 15 de outubro, às 19h30, no Centro de Apoio Comunitário (CAC Barreiro), localizado à Rua Pinheiro Chagas, nº 252, Santa Helena. Em seguida, o empreendimento será discutido no dia 17 de outubro, às 19h30, na Escola Municipal do Polo de Educação Integrada, localizada na Praça Modestino Sales Barbosa, nº 50, Barreiro de Cima. A terceira oportunidade para que a comunidade receba esclarecimentos e apresente seus questionamentos acerca do projeto será no dia 22 de outubro, às 19h30, no Centro Esportivo Milionários, localizado à Rua David Fonseca, nº 1386, Milionários. Já no dia 24 de outubro, às 19h30, a questão será discutida na Escola Estadual Padre João Botelho, localizada à Rua Maria de Lourdes Manso, nº 81, Barreiro. Durante as audiências públicas externas aprovadas pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, a BHTrans deverá informar à comunidade os impactos esperados para o trânsito tanto durante as obras quanto a partir da conclusão do empreendimento. Além disso, também é esperado que a Empresa EPO — Soluções Inteligentes e a LE Empreendimentos e Participações possam apresentar o projeto à comunidade e esclarecer os questionamentos dos moradores.

Casa de Regime Semiaberto

Imóvel localizado na Rua Ronaldo Mouthe Queiroz, n° 20, no Bairro Tiral, deverá abrigar uma Casa de Regime Semiaberto. A abertura da instituição para infratores preocupa os moradores da região. Eles questionam se o local escolhido é adequado para os infratores e também qual impacto a implantação causará na vizinhança. Tendo em vista as preocupações da comunidade, os vereadores Pedrão do Depósito e Irlan Melo (PL) apresentaram requerimento para discutir o tema em audiência pública externa na Rua Lupércio Paixão, 226, Bairro Tirol, às 19h30, no dia 2 de outubro. A audiência aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana deverá contar com representantes da Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro; da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção; da Guarda Municipal; da Polícia Militar; da Polícia Civil; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG); e do Corpo de Bombeiros.

Material reciclável

As políticas públicas para o fomento da economia popular por meio do artesanato produzido a partir de material reciclável serão debatidas em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana no dia 16 de outubro, às 14h, no Plenário Juscelino Kubitschek. A economia popular, que será discutida na audiência, pode ser definida como uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores em associações, cooperativas ou grupos informais com o intuito de se combater as desigualdades do atual sistema e de se construir outro modo de produção e de consumo. Entre os convidados estão representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; da Superintendência de Limpeza Urbana e da Associação de Arte, Artesanato e Cultura Sustentável. A associação fundada em 2009 propõe a reunião de artesãos com foco em sustentabilidade e produção a partir de materiais recicláveis em busca de oportunidades de comercialização e divulgação dos seus trabalhos. O requerimento para a realização da audiência é de autoria do vereador Gilson Reis (PCdoB).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

33ª Reunião Ordinária - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana