Disponível em (https://cmbhweb.cmbh.mg.gov.br)


Construção do Complexo Logístico da Vallourec, no Barreiro, será tema de quatro audiências

Assunto: 
POLÍTICA URBANA
Foto: Karoline Barreto / CMBH

Os impactos da construção do Complexo Logístico da Vallourec, na Região do Barreiro, serão discutidos em quatro audiências públicas externas entre os dias 15 e 24 de outubro. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (30/9) pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. Na mesma reunião, os parlamentares decidiram favoravelmente à realização de audiência pública externa para debater a transferência de uma Casa de Regime Semiaberto para o Bairro Tirol. Também a destinação do lixo reciclável e as políticas para produção de artesanato a partir desses materiais serão discutidas em audiência pública da mesma comissão no mês de outubro. Confira aqui o resultado completo da reunião.

Moradores do Barreiro estão apreensivos quanto aos impactos que o Complexo Logístico da Vallourec poderá causar na região. Tendo em vista a preocupação da comunidade local, o vereador Pedrão do Depósito (Cidadania) requereu a realização de quatro audiências públicas externas para que o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil possam debater o tema. A primeira audiência será no dia 15 de outubro, às 19h30, no Centro de Apoio Comunitário (CAC Barreiro), localizado à Rua Pinheiro Chagas, nº 252, Santa Helena. Em seguida, o empreendimento será discutido no dia 17 de outubro, às 19h30, na Escola Municipal do Polo de Educação Integrada, localizada na Praça Modestino Sales Barbosa, nº 50, Barreiro de Cima. A terceira oportunidade para que a comunidade receba esclarecimentos e apresente seus questionamentos acerca do projeto será no dia 22 de outubro, às 19h30, no Centro Esportivo Milionários, localizado à Rua David Fonseca, nº 1386, Milionários. Já no dia 24 de outubro, às 19h30, a questão será discutida na Escola Estadual Padre João Botelho, localizada à Rua Maria de Lourdes Manso, nº 81, Barreiro. Durante as audiências públicas externas aprovadas pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, a BHTrans deverá informar à comunidade os impactos esperados para o trânsito tanto durante as obras quanto a partir da conclusão do empreendimento. Além disso, também é esperado que a Empresa EPO — Soluções Inteligentes e a LE Empreendimentos e Participações possam apresentar o projeto à comunidade e esclarecer os questionamentos dos moradores.

Casa de Regime Semiaberto

Imóvel localizado na Rua Ronaldo Mouthe Queiroz, n° 20, no Bairro Tiral, deverá abrigar uma Casa de Regime Semiaberto. A abertura da instituição para infratores preocupa os moradores da região. Eles questionam se o local escolhido é adequado para os infratores e também qual impacto a implantação causará na vizinhança. Tendo em vista as preocupações da comunidade, os vereadores Pedrão do Depósito e Irlan Melo (PL) apresentaram requerimento para discutir o tema em audiência pública externa na Rua Lupércio Paixão, 226, Bairro Tirol, às 19h30, no dia 2 de outubro. A audiência aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana deverá contar com representantes da Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro; da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção; da Guarda Municipal; da Polícia Militar; da Polícia Civil; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG); e do Corpo de Bombeiros.

Material reciclável

As políticas públicas para o fomento da economia popular por meio do artesanato produzido a partir de material reciclável serão debatidas em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana no dia 16 de outubro, às 14h, no Plenário Juscelino Kubitschek. A economia popular, que será discutida na audiência, pode ser definida como uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva de trabalhadores em associações, cooperativas ou grupos informais com o intuito de se combater as desigualdades do atual sistema e de se construir outro modo de produção e de consumo. Entre os convidados estão representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; da Superintendência de Limpeza Urbana e da Associação de Arte, Artesanato e Cultura Sustentável. A associação fundada em 2009 propõe a reunião de artesãos com foco em sustentabilidade e produção a partir de materiais recicláveis em busca de oportunidades de comercialização e divulgação dos seus trabalhos. O requerimento para a realização da audiência é de autoria do vereador Gilson Reis (PCdoB).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

33ª Reunião Ordinária - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana

Data publicação: 
segunda-feira, 30 Setembro, 2019 - 16:30
Suprimir Assunto: 
0
Tópicos: 
Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana
Gilson Reis
Irlan Melo
lixo
Pedrão do Depósito
reciclagem