ANEL RODOVIÁRIO

Comissão Especial acompanha intervenções em pontos mais críticos da rodovia

Vereadores conferiram locais que devem receber áreas de escape e mudanças no acesso à Fernão Dias

quarta-feira, 25 Setembro, 2019 - 19:15

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Dois pontos críticos no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, em Belo Horizonte, foram vistoriados nesta quarta-feira (25/9) pela Comissão Especial de Estudo sobre a rodovia. Primeiro, os vereadores foram ao Bairro Camargos, no trecho que dá acesso à Fernão Dias, onde ocorreram mudanças na entrada para a BR-381. Depois, seguiram para o trecho entre os Bairros Olhos D’água e Betânia, onde avaliaram a possibilidade de implantação de áreas de escape.

No Bairro Camargos, motoristas e comerciantes locais reclamam das alterações. Antes das intervenções, realizadas nos primeiros meses do ano, o acesso à Fernão Dias e Contagem era feito pela pista do Anel. Agora, é preciso pegar a Rua Lafaiete Brandão (via marginal ao Anel) para chegar ao mesmo destino. O antigo acesso foi fechado e é proibido parar na Lafaiete Brandão para garantir a fluidez do trânsito.

Segundo o coordenador de operações da concessionária Via 040, Fábio Gerardi, o antigo acesso não era seguro, o risco de colisão era grande e já provocou acidentes graves. “Atualmente o número de acidentes no local diminuiu significativamente. E a nossa preocupação primeira é com a segurança”.  Para o analista da BHTrans , José Renato Oliveira, a  solução técnica adotada foi a melhor possível em virtude das circunstâncias do local.

O vereador Carlos Henrique (PMN), que solicitou a visita, reconheceu que o problema não é de fácil solução e que vai acompanhar de perto os desdobramentos da mudança.

Áreas de escape

No trecho de acesso ao Bairro Buritis, entre Olhos D’água e Betânia , a Comissão Especial de Estudo - Anel Rodoviário conferiu os locais que devem receber intervenções para criação de áreas de escape. Vários acidentes já foram registrados na região, uma das mais perigosas do Anel.

Segundo José Maurício Pinto Júnior, assessor técnico da BHTrans,  já estão praticamente concluídos os estudos de topografia e sondagem no local. “Esses levantamentos vão definir a elaboração do projeto executivo da obra”, concluiu.

“Vamos continuar cobrando a instalação deste equipamento, que pode ser um importante instrumento para a redução de acidentes”, reforçou Irlan Melo (PL), que também solicitou a visita técnica.

Também participaram da visita os vereadores Pedrão do Depósito (Cidadania) e Wesley Autoescola (PRP), o gerente da Regional Oeste/ Barreiro da BHTrans, Anderson Leal, o técnico da BHTrans, Marcelo Antônio Almeida e o assessor da presidência da BHTrans, Antônio Celso.