Esquina entre ruas Maria Beatriz e Úrsula Paulino gera risco a motoristas e pedestres
Há necessidade de implantação de semáforo veicular e de pedestre, gradis, faixa de retenção de veículos e faixa de travessia
Foto: Karoline Barreto / CMBH
As condições de segurança do trânsito na interseção das ruas Maria Beatriz e Úrsula Paulino, no Bairro Betânia, foram vistoriadas nesta sexta-feira (30/8) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, por requerimento do vereador Irlan Melo (PL). O parlamentar solicitou à BHTrans a implantação de sinalização horizontal e vertical e explicou que essa é uma demanda da comunidade local e dos demais que fazem uso da via. Durante a visita técnica foi possível perceber os riscos a que estão expostos os pedestres quando tentam atravessar a rua, bem como a dificuldade que os ônibus que vêm da Rua Úrsula Paulino enfrentam para acessar a Rua Maria Beatriz, em decorrência da ausência de uma faixa de retenção de veículos nesta última via.
Como a faixa de retenção de veículos da Rua Maria Beatriz não está mais visível, os carros acabam por aguardar a abertura do semáforo veicular em local impróprio, dificultando a conversão de veículos de grande porte que vêm da Rua Úrsula Paulino, como os ônibus do sistema de transporte público coletivo. Além disso, o constante fluxo de veículos associado à falta de semáforo para pedestres e de faixa para travessia coloca os transeuntes em constante risco. A atual temporização dos semáforos também dificulta a travessia segura dos pedestres, uma vez que, a todo momento, algum dos semáforos veiculares que controla o trânsito no local está aberto, garantindo o fluxo ininterrupto de veículos em ao menos um dos sentidos da Rua Maria Beatriz.
O gerente da BHTrans para as Regionais Barreiro e Oeste, Anderson Leal, explicou que é necessária a implantação de gradil nas duas calçadas da Rua Maria Beatriz, de maneira a impedir que os pedestres atravessem em local inseguro. Além disso, é necessária a implantação de semáforos veicular e para pedestres na mesma via, bem como a revitalização da sinalização horizontal: faixa de pedestres e faixa de retenção de veículos. O gerente da BHTrans afirmou, ainda, que a execução das intervenções demanda a alocação de recursos financeiros ainda não previstos.
Além de requerer a adoção de medidas que assegurem a qualidade e segurança do trânsito, o vereador Irlan Melo solicitou à BHTrans o recapeamento da Rua Úrsula Paulino nas proximidades com a Rua Maria Beatriz, bem como requereu do Executivo a revitalização do canteiro central.
De acordo com Irlan Melo, uma vez que a BHTrans foi ao local e já está ciente da necessidade de intervenções, será encaminhado requerimento ao Gabinete do prefeito Alexandre Kalil (PHS) solicitando a execução das medidas. Melo afirmou que a adoção das ações necessárias para garantir a segurança de pedestres e motoristas na conjunção das ruas Maria Beatriz e Úrsula Paulino é uma das prioridades de seu mandato e, portanto, continuará trabalhando para que o Executivo atenda às demandas de moradores e demais pessoas que passam pelo local.
Superintendência de Comunicação Institucional