VISITAS DA SEMANA

Na rota de vistorias parlamentares, UPA Barreiro e sistema viário em bairros de BH

Comunidades locais pedem mudança no sentido de circulação das ruas e implantação de sinalização horizontal e vertical

sexta-feira, 28 Junho, 2019 - 15:45
Fachada da UPA Barreiro

Foto: Google Street View

Infraestrutura e condições de funcionamento da UPA Barreiro estão na pauta das visitas técnicas parlamentares desta semana. Entre os dias 1º e 5 de julho, a Câmara de BH realiza seis novas visitas técnicas em diferentes regiões da cidade, para vistoriar condições diversas de equipamentos, vias, entidades e bens públicos. Quatro dessas visitas serão realizadas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, e vão avaliar as condições da Rua Ursulina de Melo (no Bairro Alípio de Melo), a possibilidade de adequação da interseção da Avenida Waldyr Soeiro Enrich (Via do Minério) com a Avenida Joaquim de Oliveira (no Bairro Novo das Indústrias) e  instalação de semáforo no cruzamento entre a Avenida Professor Mario Werneck e a Rua Jornalista Guilherme Apgáua (no Bairro Buritis), além de implantação de mão única em trecho da Rua Coronel Fulgêncio (no Bairro São Lucas).

Acessibilidade

Nesta segunda-feira (1º/7), às 10h, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor visitará a Rua 10, esquina com a Rua Detetive Wilian, no Bairro Novo das Indústrias, para vistoriar as condições de acessibilidade no local. A visita foi solicitada pelo vereador Irlan Melo (PL), que recebeu diversas reclamações dos moradores relacionadas ao péssimo estado da rua, assim como a dificuldade de locomoção enfrentada pelos moradores com deficiência. O vereador conta que a rua é íngreme e, devido ao seu mau estado de conservação, as pessoas com deficiência não teriam como transitar. É esperada a presença do secretário municipal de Obras, Josué Valadão, dentre outros convidados.

UPA Barreiro

Já na terça-feira (2/7) estão programadas duas visitas. Às 10h, a Comissão de Saúde e Saneamento, por solicitação do vereador Hélio da Farmácia (PHS), visitará a UPA Barreiro (situada na Rua Aurélio Lopes, n°20, Bairro Diamante), para verificar a infraestrutura e as condições de funcionamento da unidade. São esperados para a visita o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruno Abreu Gomes, dentre outras autoridades.

Sistema Viário

Ainda na terça, no mesmo horário de 10h, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário visitará a Rua Ursulina de Melo, esquina com a Rua Alan Kardec, no Bairro Alípio de Melo, a pedido do vereador Carlos Henrique (PMN). A comunidade local apontou problemas no sistema viário, em especial em relação à segurança na travessia de pedestres e às sinalizações vertical e horizontal das vias. Foram convidados o presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada, e a coordenadora de Administração Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca.

A requerimento dos vereadores Hélio da Farmácia (PHS), Pedrão do Depósito (PPS) e Wesley Autoescola (PRP), a Comissão vai verificar também, na próxima quarta-feira (3/7), às 10h, a possibilidade de adequação da interseção da Avenida Waldyr Soeiro Enrich (Via do Minério) com a Avenida Joaquim de Oliveira, nº 82, no Bairro Novo das Indústrias, para que os moradores desse bairro e do Bonsucesso, Conjunto Ferrara e parte dos moradores do Milionários tenham acesso à região do Barreiro. Os parlamentares explicam que, atualmente, seria necessário percorrer todo o trecho da Via do Minério (sentido Anel Rodoviário) e fazer o retorno, um grande percurso que expõe os moradores a riscos, além de sobrecarregar as vias. Segundo os vereadores, a interseção já é semaforizada, demandando apenas uma adequação. Foi convidado o presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada.

Já na sexta-feira (5/7), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará duas visitas técnicas. Às 10h, o colegiado estará na Avenida Professor Mario Werneck, na esquina com a Rua Jornalista Guilherme Apgáua, no Bairro Buritis, para verificar condição de instalação de semáforo no cruzamento entre as vias, além de sinalização horizontal e vertical, implantação de placa de "Pare" e repintura de marcas viárias. Foram chamados para a vistoria o presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada, e o coordenador de Administração Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto.

Em seguida, às 12h, a comissão estará na Rua Coronel Fulgêncio, no trecho entre as ruas Tenente Anastácio de Moura e Carlos Peixoto, no Bairro São Lucas, para solicitar estudo visando alterar o sentido da via, de mão dupla para única. O pedido de vistoria foi feito pelo vereador Jair Di Gregório (PP). São aguardadas as presenças do presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada, e da coordenadora de Atendimento Regional Centro-Sul, Patrícia Furtado.