VISITA TÉCNICA

Parlamentares vão verificar melhorias para acessibilidade no Mineirão

Será avaliada a instalação de mapas táteis em braile e de barras de apoio nos banheiros do estádio, conforme anunciado pela Minas Arena

segunda-feira, 20 Maio, 2019 - 13:45
Foto: Eduardo Profeta/ CMBH

Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão)

Após visita técnica ao ginásio poliesportivo Mineirinho (Pampulha), realizada na última semana (16/5), quando usuários com deficiência relataram a dificuldade de acesso dentro da unidade, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor deve retornar à região para verificar as condições estruturais e de acessibilidade do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. A visita está prevista para a próxima quarta-feira (22/5), a partir das 14h, e deve verificar as mudanças implementadas no local para facilitar a acessibilidade. O estádio localiza-se à Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001, Bairro São José, Região da Pampulha.

Autor do requerimento para a visita, o vereador Irlan Melo (PR) conta que a vistoria foi motivada por denúncias referentes à acessibilidade e dificuldades de locomoção da pessoa com deficiência nas dependências do estádio, apresentadas no 1º Seminário para o Estatuto Municipal da Pessoa com Deficiência. Após observadas falhas de inclusão, foi encaminhado um ofício, pelo parlamentar, à Minas Arena solicitando a instalação de equipamentos para facilitar a acessibilidade no Mineirão.

Equipamentos solicitados

O ofício foi respondido especificando-se as mudanças realizadas. Um dos equipamentos indicados para facilitar a acessibilidade no estádio foram mapas táteis em braile. De acordo com o diretor presidente do Mineirão, André Luís Santanna Moraes, o estádio ainda não dispõe de mapas e sistemas de orientação, ressaltando que caso este recurso venha a ser adotado, a Minas Arena envidará esforços para que contemple também a transcrição em braile.

Também foi solicitada a instalação de tomadas 110 Volts próximas ao espaço de cadeirantes, para recarregar as cadeiras elétricas. A empresa gestora informou que foram realizadas as intervenções necessárias para acrescer a disponibilidade de energia de 110 Volts na parte interna do setor de cadeirantes, quais sejam,  dois pontos de energia no setor vermelho inferior e dois pontos no setor roxo inferior. Na oportunidade, salientou-se que os pontos de energia foram instalados com a devida sinalização. Desta forma, nos locais indicados, já é possível que as pessoas com deficiência motora, que façam uso de cadeiras de rodas motorizadas e que necessitem de recarregar a energia da bateria também na voltagem 110V, utilizem a energia elétrica.

Foi indicada, ainda, a instalação de barras de apoio nos vasos sanitários nos banheiros para pessoas com deficiência. Em resposta à solicitação, o gestor relatou que as obras de reforma e modernização observaram todas as regras de acessibilidade vigentes à época, que estabelecem essa obrigatoriedade. As referidas normas prevêm a instalação de duas barras horizontais, com comprimento de 80 cm e 75 cm de altura do piso acabado. Moraes garantiu, portanto, que o Mineirão dispõe de sanitários devidamente adaptados.

Por fim, a Minas Arena comprometeu-se a incluir a terceira barra de apoio até o início da temporada de partidas de futebol de 2019.

Foram convidados para a visita Ana Lúcia de Oliveira, da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/MG; Marcos Fontoura de Oliveira, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca, coordenadora de Atendimento Regional Pampulha; Josué Valadão, secretário municipal de Obras e Infraestrutura; Maria Fernandes Caldas, da Secretaria Municipal de Política Urbana; Maíra da Cunha Pinho Colares, da Secretaria Municipal de Políticas Sociais; e Luiz Henrique Porto Vilani, diretor de Políticas para as Pessoas com Deficiência da PBH.