EDUCAÇÃO INFANTIL

Ausência de toldos e infiltrações foram problemas apontados na EMEI Vila Leonina

Também foram apresentadas demandas referentes a alagamentos e ao número de computadores

quarta-feira, 10 Abril, 2019 - 16:00

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Completando cinco anos e atendendo a cerca de 340 crianças, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vila Leonina, localizada na vila de mesmo nome, foi vistoriada, nesta quarta-feira (10/4), pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. A comissão avaliou positivamente a unidade, constatando, entretanto, alguns problemas pontuais, como infiltrações em salas, corredores e banheiros, alagamento no estacionamento, número insuficiente de salas e computadores e ausência de toldos em alguns espaços. As demandas apresentadas serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação, que por meio de seus representantes, comprometeu-se a avaliar a possibilidade de atendimento às solicitações.

Com 11 salas de aula e dois berçários, a EMEI foi construída pela Sudecap e atende crianças de zero a cinco anos, totalizando 50 servidores (17 terceirizados). A unidade possui acessibilidade, com elevador e banheiros adaptados, firmando parceria com um Centro de Saúde e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio da qual atende a um grupo de convivência da terceira idade uma vez por semana. Em parceria com a Guarda Municipal, foi traçada na escola uma rota de fuga. Agora, a EMEI quer estabelecer parceria com o Corpo de Bombeiros. A comunidade escolar também participa ativamente das ações na escola. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi construída uma horta na área externa e atualmente os professores estão fazendo um pomar.

Problemas constatados

Mesmo apresentando estrutura satisfatória, observou-se que a escola tem  problemas pontuais, como infiltrações em banheiros, corredores e salas de aula. Externamente, foi constatada a necessidade de instalação de um toldo no pomar, para que possam ser realizadas lá atividades com as crianças. Foi sugerida para a cobertura a colocação de uma lona arredondada, sendo proposta, ainda, a construção de uma arquibancada feita de cimento. Outras demandas foram apontadas, como a necessidade de aquisição de mais seis computadores para a escola e a solução para o problema de alagamentos no estacionamento, que se agravam com as chuvas.

Quanto à colocação de toldos no pomar, a subsecretária de Planejamento e Gestão, Orçamento e Finanças da Secretaria Municipal de Educação, Natália Araújo, propôs que seja feito pela EMEI um orçamento, para que o mesmo seja encaminhado à Secretaria Municipal de Regulação Urbana.

Na oportunidade, ela informou que a disponibilização da internet foi a primeira ação da PBH em 2018 nas escolas, ressaltando que em todas elas vem sendo instalado wi-fi. Somente em 13 unidades a fibra ótica ainda não chegou. Posteriormente à instalação da internet, a Prefeitura possibilitou que as próprias unidades recebessem recursos para a instalação de um ponto de rede e um roteador. Conforme informou a gestora, no segundo semestre deste ano, o projeto da PBH é trabalhar com a rede física de computadores. Ela contou, por exemplo, que para permitir o acesso dos alunos à internet, será feita uma espécie de totem, colocando-se um computador dentro de um carrinho com rodinhas, coberto por uma tela touch, da altura das crianças, que poderá ser deslocado para qualquer local na escola.

O vereador Irlan Melo (PR), que requereu a visita, destacou alguns problemas de estrutura observados na unidade, como infiltrações, alagamentos no estacionamento, ausência de cobertura no pomar e número insuficiente de salas e computadores. Ele salientou que, com a autonomia da instituição, administrando os próprios recursos, o diretor da EMEI será responsável por essas questões, o que, para ele, poderá facilitar que elas sejam atendidas. “Encaminharemos essas demandas à Secretaria Municipal de Governo e, em breve, retornaremos à unidade para verificar se os problemas foram solucionados”, informou.

A Comissão foi recebida pelo diretor da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Leonina, Leandro de Jesus Gomes. Também estiveram presentes Leonardo Melo, assessor do coordenador da Regional Oeste, Luiz Henrique Porto Vilani, da Diretoria de Políticas para Pessoa com Deficiência da Subsecretaria de Direitos da Cidadania da PBH, e representantes da Guarda Municipal.

Visita técnica para verificar as condições da Emei Vila Leonina - Comissão de Educação