Obras viárias

Proposta de intervenção na Rua José Baluarte será encaminhada à Prefeitura

Melhoria está inclusa no projeto de obras da Via 220; infraestrutura precária leva a risco a quem trafega na área

sexta-feira, 14 Dezembro, 2018 - 14:00

Foto: Ernandes/ Câmara de BH

Propostas de melhoria da infraestrutura da Rua José Baluarte, no Bairro Céu Azul, na Região de Venda Nova, e da circulação de veículos no seu entorno foram avaliadas na manhã desta sexta-feira (14/12) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara de BH. Demandados por comerciantes e moradores que reclamam da dificuldade de acesso entre as Ruas Maria Gertrudes dos Santos e Sarah Carvalho e de alagamentos no local, os parlamentares foram verificar, juntamente com técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte, a situação da via e a possibilidade de realização de obras e adequações no trânsito. A visita foi requerida pela vereadora Nely Aquino.

Localizada próxima da Avenida Antônio José dos Santos, principal área comercial e de acesso ao Bairro, a Rua José Baluarte possui intenso tráfego de veículos. Apesar de não ser considerada oficialmente uma via para trânsito, transformou-se em atalho para o deslocamento na região, o que vem trazendo risco para os pedestres que atravessam ali, principalmente à noite. Além disso, por encontrar-se ao lado do Córrego do Capão, no período de chuvas, a rua sofre com constantes inundações.

Segundo o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira, a intervenção no espaço está prevista no conjunto das obras da Via 220 (articulação do sistema viário interno de Venda Nova e sua integração com outras regiões de Belo Horizonte e Região Metropolitana), e que, além de implantação de infraestrutura viária, será necessário resolver o problema de drenagem do entorno. “O escoamento de água pluvial na Rua Maria Gertrudes dos Santos é forte e com o rebaixamento do meio-fio da Rua José Baluarte esse fluxo pode aumentar”, afirma. Com relação ao trânsito, técnicos da BHTrans informaram que para melhorar a circulação dos veículos poderá ser implantada uma rotatória e sinalização específica na Rua Maria Gertrudes dos Santos.

De acordo com a vereadora Nely Aquino (PRTB), autora do requerimento da visita técnica, como a Via 220 é uma obra de grande porte e mais demorada, a proposta é executar uma fração do projeto, ou seja, a parte específica que abrange as Ruas Maria Gertrudes dos Santos, José Baluarte e Sarah Carvalho. Para isso, o próximo passo será agendar uma nova visita com o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, e representantes da BHTrans para avaliação da sugestão discutida.

Visita técnica – Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário