NOVA COMPOSIÇÃO

Áurea Carolina anuncia saída da Câmara de BH e chegada da suplente na terça

Mulher negra, de origem periférica, vereadora assumirá novo cargo parlamentar na Câmara Federal em 2019; colegas prestaram homenagens

sexta-feira, 9 Novembro, 2018 - 19:15
Vereadora Áurea Carolina se pronuncia em Plenário. Nely ao fundo

Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Eleita em 2016 para seu primeiro mandato parlamentar, Áurea Carolina (Psol) foi a vereadora mais bem votada no pleito, tendo recebido mais de 17 mil votos. No entanto, não é apenas o amplo respaldo popular que a destaca na Câmara de BH. O carisma, o caráter, o afeto e a rara capacidade de diálogo estão entre as principais qualidades expressas pelos demais parlamentares em homenagem à vereadora, que anunciou em Plenário, na tarde desta sexta-feira (9/11), sua renúncia ao mandato municipal para se preparar para assumir novo cargo parlamentar na Câmara Federal, em 2019. Já atuando em covereança na Gabinetona – mandato coletivo, aberto e popular exercido pelas vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella (Psol) - quem assumirá a vaga deixada será a suplente Bella Gonçalves (Psol). A posse está prevista para a próxima terça-feira (13/11).

Reconhecida por sua luta em defesa dos direitos das juventudes, das mulheres e da população negra, Áurea afirmou que seguirá atuante em esfera federal, “defendendo nossas pautas, sem arredar pé nem um milímetro daquilo que a gente acredita” e dando continuidade a esse projeto da Gabinetona, agora em expansão por três esferas de poder. A proposta é viabilizar um mandato coletivo e colaborativo entre Bella Gonçalves e Cida Falabella, Andreia de Jesus (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) e Áurea Carolina (Câmara dos Deputados).

A vereadora explicou que a antecipação da posse de Bella Gonçalves na CMBH é “uma oportunidade de construir com mais fôlego e de forma coletiva a ampliação do nosso projeto e permitir que a nossa parceira já participe de decisões importantes em discussão na Casa, como o Plano Diretor e a votação da nova Mesa Diretora”. A posse dos outros cinco suplentes de vereadores eleitos deputados estaduais está prevista para a primeira reunião plenária de 2019, em fevereiro.

Reconhecimento

“Agradeço a oportunidade de estar com vocês e as experiências de cooperação que pude viver aqui”, afirmou Áurea Carolina, reconhecendo as trocas e construções possíveis a partir do trabalho e dos debates junto aos demais parlamentares. A vereadora lembrou sua atuação na Comissão de Participação Popular, que realizou uma circulação no território da cidade, permitindo a aproximação entre o Legislativo e as comunidades periféricas. Também destacou o trabalho da Comissão Especial de Estudos sobre Genocídio da Juventude Negra e da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, onde puderam conviver “colegas de diferentes posições políticas, com muito respeito e trabalho produtivo”. Áurea Carolina destacou o “orgulho de conviver e aprender” com toda a equipe de funcionários e servidores da Casa, destacando a identificação com os seguranças e a equipe de limpeza, “muitas vezes invisibilizados, mas que garantem o funcionamento da Câmara”.

Em especial, a vereadora agradeceu a Cida Falabella pela parceria durante os dois últimos anos. “A experiência no Plenário pode ser muito sofrida, mas sempre nos apoiamos, desenvolvendo uma política pelo afeto e programática. É uma alegria e uma honra”, completou Áurea, afirmando que sai fortalecida para um novo desafio. “Brasília traz um cenário difícil, de composições de força que podem colocar em risco a nossa democracia”, lembrou.

Homenagens

“Uma menina sorridente, compreensiva e competente, que nunca entrou no meu gabinete para trazer problemas, apenas para aprender e melhorar sua atuação no Legislativo”, destacou o presidente vereador Henrique Braga (PSDB), desejando que Áurea Carolina tenha sucesso e “possa representar a mulher mineira no Congresso Nacional, como tão bem tem representado neste parlamento”, completou.

Na mesma perspectiva, o vereador Gabriel (PHS) afirmou que “Áurea tem uma capacidade de falar e de ser ouvida que nunca vi em ninguém mais. Fará uma falta incrível neste parlamento. Tenho certeza que você vai muito longe”, completou. Nely Aquino (PRTB), uma das quatro vereadoras que compõem a bancada de mulheres da Câmara, elogiou a colega e agradeceu por todo o aprendizado e parceria, afirmando que dará continuidade às lutas iniciadas.

“Você tem uma aura divina e transmite uma energia incrível. Brilhe em Brasília. Estaremos aqui”, elogiou Osvaldo Lopes (PHS). “Tenho certeza que fará um trabalho maravilhoso. Pelo seu trabalho, pelo seu caráter, pela sua força. Sempre aberta ao diálogo e buscando as convergências”, completou Irlan Melo (PR), acompanhado por diversos vereadores como Reinaldo Gomes (MDB), Jair Di Gregório (PP) e Gilson Reis (PCdoB).

Bella Gonçalves

Cientista política formada pela UFMG, Bella Gonçalves chega ao parlamento com vasta trajetória nas lutas pelo direito à cidade e por uma reforma urbana popular e feminista. Já atuando em covereança na Gabinetona, desde 2017, Bella tem sua experiência marcada pelo trabalho junto aos movimentos sociais, às ocupações urbanas, vilas e favelas e aos diversos segmentos de trabalhadores informais da cidade.

Mulher lésbica, jovem, aos 29 anos, assumirá seu primeiro mandato parlamentar como suplente da vereadora Áurea Carolina, dando continuidade à política colaborativa desenvolvida pela Gabinetona, ao lado da vereadora Cida Falabella, junto ao movimento Muitas pela Cidade que Queremos.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra

96ª Reunião Ordinária - Plenário