AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores discutirão diagnóstico e tratamento de autismo em crianças

Técnicas e atuação de equipes especializadas no atendimento a autistas estarão em pauta nesta quarta (12/9)

segunda-feira, 10 Setembro, 2018 - 13:00
Menino brinca sozinho em Gira Gira

Foto: Karoline Barreto / CMBH

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor fará audiência pública para debater a necessidade de implantação, na rede pública municipal, de testes e métodos que auxiliem no diagnóstico e tratamento do espectro do autismo em crianças, desde o nascimento. Também serão discutidas e formuladas propostas que incentivem e articulem a atuação e técnicas de equipes especializadas no atendimento a pessoas autistas. A reunião será na próxima quarta-feira (12/9), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes.

No requerimento de justificativa da audiência, é destacada a atual ausência de mecanismos efetivos disponibilizados pela rede de saúde pública da PBH que auxiliem em diagnósticos precoces do espectro autista. Ainda segundo o requerimento, “sabe-se que, atualmente, uma a cada 69 pessoas nasce com um algum grau do Transtorno do Espectro Autista, e é sabido que o diagnóstico precoce e a intervenção favorecem ações para que a criança autista alcance o maior desenvolvimento possível”.

São esperados para a audiência: o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; a gerente de Promoção de Políticas de Educação Inclusiva da PBH, Patrícia Cunha; a fonoaudióloga do Centro de Saúde Pindorama, Cristina Santana; o psiquiatra infantil Alexandre Hatem; a psicóloga e professora da UFMG, Maria Luiza Nogueira; o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB-MG, Antônio Claret Júnior; o vereador e membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-MG, Irlan Melo (PR); o defensor público Estevão Machado; a representante da Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo (Associação Asa-Tea — MG), Denise Martins Ferreira; a advogada e vice-presidente da Asa-Tea — MG, Cynthia de Lima Prata Abi Habib; a jornalista Selma Sueli; e um representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.